Quantas vezes você deve treinar o mesmo músculo na semana?

25 de maio de 2015
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Temos certeza absoluta que você já deve ter feito essa pergunta! Não? A dúvida é geral e cria uma série de perguntas em torno do assunto. Algumas pessoas vão dizer que três vezes é o ideal, outras pessoas vão dizer que duas vezes é mais do que o suficiente e ainda há pessoas que vão defender que apenas uma vez é o ideal, para não sobrecarregar o músculo!

Quem está certo? Provavelmente todos eles, afinal, o número de vezes que você precisa treinar um músculo depende de quantas vezes você se exercitará na semana, seus objetivos e individualidades biológicas.

Mas queremos que você entenda mais um pouco do assunto e, por isso, o #BlogSmart fez uma lista de prós e contras dos treinos mais comuns pra você. Confira:

- Treinar o mesmo músculo três vezes por semana

Prós: você, provavelmente, treinará todos os grupos musculares e isso faz com que você gere mais estímulos, com que seus músculos cresçam de maneira igual e você vai ter um maior conhecimento do seu corpo, melhorando sua técnica.

Contra: se você ficar muito tempo neste ritmo, o esforço realizado nos primeiros exercícios do seu treino influenciarão no resultados dos demais.

Recomendação: este treino, geralmente, é recomendado para pessoas que estão paradas há um longo período de tempo.

- Treinar o mesmo músculo duas vezes por semana

Prós: no final da semana, somando os exercícios, você terá trabalhado muito mais cada grupo muscular, abrindo mais tempo para a recuperação e gerando mais estímulos ao corpo.

Contra: você pode exagerar no volume de treino e acabar com a recuperação do músculo, assim, afetando o resultado final dos exercícios.

Recomendação: em situações ideias e adequadas, seria a evolução do treino três vezes por semana.

- Treinar o mesmo músculo uma vez por semana

Prós: por você treinar um único músculo por dia, você pode bombardeá-lo com mais exercícios e séries e ainda ganha mais tempo de recuperação, afinal você só vai treiná-lo novamente na semana seguinte.

Contra: Se você não souber dosar a frequência de exercícios, você pode diminuir o estímulo ao músculo e, assim, enfraquecendo-o.

Recomendação: somente para pessoas que já estão há bastante tempo treinando e que tenha um acompanhamento adequado do treino.

O assunto é complexo? É! Por isso, recomendamos que você converse com o professor da sua Smart e, juntos, procurem o treino mais adequado para o seu físico.