Exercícios Detox: 5 dicas para desintoxicar o corpo!

30 de setembro de 2019
/
Tags: , , , , ,
image

O corpo humano é projetado para se livrar daquilo que não precisamos, mas nem sempre ele consegue fazer isso sozinho.

Os exercícios detox te ajudam a limpar o corpo de dentro para fora e dar aquela levantada no seu astral.

Veja 5 dicas incríveis para eliminar as toxinas e renovar as energias!

Por que exercícios detox são bons?

A atividade física, combinada com uma alimentação saudável, é fundamental para desintoxicar o corpo. Saca só como os exercícios detox podem potencializar esses resultados…

  • Acelera o processo de limpeza interna

Mesmo quando estamos descansando, nosso coração bombeia e envia oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. Com a atividade física, esse trabalho fica a todo vapor e aumenta gradualmente a quantidade desses elementos no nosso sangue.

Conforme as células recebem esse sangue enriquecido, nosso corpo se torna capaz de eliminar aquilo os resíduos mais rapidamente. Os nutrientes extras são usados para melhorar as estruturas e os processos químicos das células que temos.

  • Mais energia no dia a dia

Ao seguir uma rotina regular de exercícios, você se sente mais animado do que antes, não se cansa com facilidade e tem energia para trabalhar e aproveitar a vida. Isso acontece porque há uma redução drástica no nível de toxinas do seu corpo, que são um dos principais motivos de fraqueza, fadiga e tédio.

  • Xô, toxinas!

As toxinas são armazenadas no tecido adiposo do corpo, a famosa camada de gostosura. Quando você faz exercícios detox, o tecido adiposo diminui e as toxinas são liberadas para serem eliminadas.

Então, nosso sistema linfático — principal sistema de defesa do organismo — trabalha com os vasos sanguíneos para limpar mandá-las embora. Uma vez livres de toxinas, as células funcionam de forma mais eficaz e diminuem o risco de doenças.

Como funcionam os exercícios detox?

O nosso corpo está sempre se desintoxicando, com ou sem exercícios detox. A diferença é que algumas partes precisam de uma ajudinha extra para funcionar. Vem cá, que eu te explico…

O sistema digestivo, por exemplo, se livra regularmente dos alimentos desnecessários quando você vai ao banheiro. A mesma coisa acontece com os pulmões, que filtram os detritos no ar que respiramos antes que o oxigênio seja absorvido pelo sangue e levado aos músculos do corpo.

A transpiração também desempenha um papel importante, já que a pele é o nosso maior órgão e muitos resíduos são eliminados por ela através do suor. Muitas vezes, quando os outros órgãos desintoxicantes são comprometidos, as toxinas começam a aparecer na pele como espinhas, manchas ou feridas.

via GIPHY

Mas… Lembra do sistema linfático que falamos agora há pouco? Ele funciona como uma rede de metrô, com várias linhas chamadas de capilares, parando em cada estação do corpo para que a linfa colete os “detritos” indesejáveis, como gorduras, bactérias e outros materiais nocivos.

Quando a linfa enche seu vagão, ela leva esses materiais para a reciclagem e os filtra através dos gânglios linfáticos. Você pode até pensar: pô, mas até aí o sistema linfático é BEM parecido com o sistema circulatório, né não?

Isso é verdade, mas a diferença é que não existe uma “bomba” como o coração para ajudar a linfa a circular pelo corpo. O sistema linfático depende — muito! — dos movimentos do corpo para funcionar. É aí que os exercícios detox entram em cena.

5 dicas para desintoxicar o corpo na Smartfit

Os exercícios detox aceleram a respiração, promovem a circulação sanguínea e aumentam a produção de suor. Todos esses fatores facilitam o trabalho dos nossos órgãos internos: eliminar tudo o que a gente não precisa.

Dá só uma olhada nas aulas e treinos que a Smartfit oferece para te ajudar a desintoxicar o corpinho…

  • Body Balance: O Body Balance é um exercício aeróbico suave e de baixa intensidade, onde você encontra o equilíbrio entre corpo e mente. Combinando princípios da Yoga, Tai Chi e Pilates, a atividade te coloca em movimento no seu próprio ritmo.
  • Esteira: Nada como aliviar o estresse depois de um dia difícil no escritório, né? Correr na esteira pode te ajudar a relaxar e a melhorar a saúde do seu coração, além de deixar seu humor lá em cima!
  • Fitdance: Se você prefere uma atividade mais dinâmica, com muita dança e música, o Fitdance é para você. Você dá um up nos exercícios detox aeróbicos e, de quebra, aprende uns passinhos para mandar bem nas festas.

via GIPHY

  • Remo: Quer trabalhar vários músculos ao mesmo tempo, deixar o coração mais forte e suar meixmo a camisa? Aposte no simulador de remo indoor para mandar as calorias para o outro lado do oceano.
  • Alongamento: Dar tempo para o seu corpo se recuperar também é super importante! O alongamento é uma boa forma de estimular o sistema linfático, corrigir a postura e melhorar a flexibilidade corporal.

Ver essa foto no Instagram

Inclua remo indoor no treino, como faz o @maumaumiranda! #GeraçãoSmart #SmartFit

Uma publicação compartilhada por Smart Fit (@smartfit) em

  • Dica Bônus: Lembre-se de beber muita água antes, durante e depois os exercícios detox. Assim, seus rins conseguem filtrar mais eficazmente as toxinas, gorduras e outras substâncias indesejadas.

E aí, gostou dos nossos exercícios detox? Compartilhe e descubra quais são os favoritos dos seus amigos! #VaiQueÉFácil #VaiPraSmart