Imunidade Baixa: o que você pode fazer para melhorar

Imunidade Baixa: o que você fazer para melhorar

O sistema imunológico é a defesa do seu corpo contra infecções e outros invasores prejudiciais. Sem ele, você fica constantemente vulnerável a bactérias e vírus. Conheça os principais sintomas e descubra como melhorar imunidade baixa.

Sintomas de imunidade baixa

Quando seu sistema imunológico está funcionando adequadamente, ele é capaz de identificar uma variedade de ameaças, incluindo vírus, bactérias e parasitas.

No entanto, quando sua saúde está abalada, o corpo encontra maneiras de te dizer que você precisa se cuidar.

Veja algumas delas abaixo.

Cansaço frequente

A imunidade baixa faz com que seu nível de energia também sofra uma queda. Como resultado, você se sentirá cansado, não importa quantas xícaras de café tome. Isso pode ser irritante quando você precisa trabalhar, socializar e fazer suas coisas. Preste atenção se esse não é o seu caso…

Poucas horas de sono

Dormir a quantidade de horas suficiente é essencial para uma boa saúde. Estudos mostram que a insônia – ou menos de cinco horas de sono por noite – pode ter um causar imunidade baixa.

Afinal, quando você não dorme o suficiente, seu sistema imunológico não tem tempo para reparar os danos causados aos músculos e tecidos, o que leva a um ciclo de problemas de saúde.

Machucados que demoram para curar

Quando você se machuca, o corpo trabalha para proteger a ferida, trazendo sangue rico em nutrientes para o local, a fim de regenerar a pele. Esse processo de cicatrização depende de células imunológicas saudáveis. No entanto, se sua imunidade estiver baixa, sua pele poderá ter dificuldade em se regenerar.

Como melhorar Imunidade Baixa: 4 dicas para melhorar sua saúde

Se você está com imunidade baixa, existem algumas coisas que você pode fazer para  aumentar as chances de ficar saudável e prevenir enfermidades.

  1. Fique de olho na higiene

Uma das maneiras mais fáceis de fortalecer seu sistema imunológico é praticando uma boa higiene, que inclui lavar as mãos com frequência. Recomenda-se lavar as mãos principalmente:

  • antes, durante e depois de preparar refeições e lanches;

  • antes de comer;

  • depois de assoar o nariz, espirrar ou tossir;

  • antes e depois de mexer em um machucado ou em uma ferida aberta na pele;

  • depois de ter contato com alguém que está doente;

  • depois de tocar em um animal;

  • depois de trocar lixo.

  1. Siga os conselhos do seu médico sobre as vacinas

As vacinas podem impedir que as pessoas fiquem gravemente doentes, por isso os médicos geralmente recomendam ficar em dia com as vacinas.

No entanto, eles podem aconselhar uma com imunidade baixa a adiar ou não receber determinadas doses, a fim de não te fragilizar ainda mais.

Você deve verificar com o médico quais são as vacinas seguras para o seu corpo e seguir as recomendações.

via GIPHY

  1. Alimente-se bem

Uma dieta saudável e equilibrada pode melhorar o bem-estar geral de uma pessoa. Para pessoas com imunidade baixa, os médicos geralmente recomendam uma dieta rica em vegetais e frutas, que fornecerá nutrientes importantes para sua saúde.

  1. Diminua o estresse

O estresse pode enfraquecer ainda mais o sistema imunológico e te deixar mais suscetível a doenças. Entre as formas de como melhorar imunidade baixa, você pode investir em práticas como ioga, meditação e massagens.

Leia também: Trabalho puxado? 7 sinais de que você precisa descansar

Fazer exercícios é bom ou ruim para imunidade baixa?

O exercício regular mantém o corpo saudável. Além de fortalecer o corpo, o exercício faz com que o corpo libere endorfinas que reduzem os níveis de estresse.

Por outro lado, pessoas com imunidade baixa devem ter cuidado para não se esforçarem demais e debilitar ainda mais o sistema imunológico.

Se você estiver se sentindo fraco, procure evitar atividades de alta intensidade, com muita frequência e/ou treinar por longos períodos sem parar para descansar.

Curtiu? Compartilhe com aquela pessoa que tá precisando dar uma revigorada!