Como meditar: dicas práticas para começar hoje

como meditar

Poucos minutos dedicados a você mesmo que podem fazer a diferença no seu dia e – melhor ainda – na sua vida. Essa é a proposta tentadora que a meditação tem a oferecer. Mas como meditar e incluir seus benefícios à sua rotina?

O que é meditação

Meditação é uma prática que utiliza técnicas para manter a mente focada em apenas um elemento (pode ser um objetivo, um pensamento ou uma atividade). Segundo Mariana Michelin, coordenadora de yoga no grupo Bio Ritmo e Vidya Studios, de São Paulo, seu objetivo é alcançar um estado de clareza mental.

Benefícios da meditação

“A meditação ajuda a ter mais foco, calma e a reduzir o estresse e os problemas relacionados a ele. Além disso, melhora a capacidade de resolução de decisões”, explica Isaias Vieira, professor de yoga e pilates da Bio Ritmo, também de São Paulo.

Mas os benefícios da meditação ainda vão além:

    • aumento da imunidade;
    • redução da ansiedade;
    • melhora na qualidade do sono;
    • desenvolvimento da criatividade;
    • aumento da capacidade de memorização.

Quanto tempo devo meditar?

Uma das coisas mais interessantes da meditação é que não são necessárias horas para sentir os seus efeitos. De acordo com Mariana, alguns estudos já comprovam benefícios a partir de 5 minutos por dia. “Após a primeira sessão o praticante já poderá sentir algum bem-estar, mas é com a frequência que poderá observar todos os benefícios”, ressalta a especialista.

E não precisa se preocupar caso não consigo manter a mente quieta. Faz parte do processo.

“O desafio da meditação é manter a mente em uma coisa só, como, por exemplo, uma imagem, a sua respiração ou um som”, explica Mariana.

Com o tempo, naturalmente, você sentirá mais facilidade para limpar a sua mente.

“Como todo tipo de atividade, a prática leva à perfeição”, aponta Isaias. “No começo, pode ser mais difícil, mas com o passar dos dias o volume de pensamentos vai diminuindo.”

Como meditar em três etapas

Está pronto para começar a meditar e se beneficiar dos reflexos da práticas? Saiba como meditar em três passos simples e práticos, para começar hoje mesmo:

  1. Encontre um lugar tranquilo (se possível com pouco barulho);
  2. Sente-se de maneira confortável. Tente manter a coluna ereta e, se estiver em uma cadeira, evite apoiar as costas no encosto;
  3. Agora, apenas observe a sua respiração. Se outros pensamentos vierem (e eles virão) retorne a atenção para a respiração e a observe.

Se preferir, feche os olhos durante a prática. “Foque em uma única coisa. Você pode imaginar um ponto luminoso entre as sobrancelhas ou repetir mentalmente uma palavra ou frase curta, como “eu estou inspirando”, “eu estou expirando”, seguindo seu fluxo respiratório”, aconselha Isaias.

Curta esse momento e tente não se preocupar com o tempo. Aos poucos, você vai progredir, naturalmente.