Como fazer panqueca fitness

26 de novembro de 2019
/
Tags: , ,
como fazer panqueca fitness

Prática e versátil, a panqueca fitness é uma das opções para quem quer um alimento funcional, seja antes ou depois dos treinos. Quer aproveitar os benefícios e facilidades desse lanchinho? Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista e head do Bio Nutri, serviço de nutrição individualizado e exclusivo para os alunos Bio Ritmo, ensina como fazer panqueca fitness – doce e salgada.

“A panqueca fitness pode ser consumida tanto antes quanto depois do treino, por possuir carboidratos – que dão energia – e proteína – para proteção e construção muscular”, explica Fúlvia.

Para antes do treino, a orientação da nutricionista é consumir o lanche de 45 a 60 minutos antes da atividade física. Se preferir repor as energia com ele, procure consumir até 45 minutos após o treino.

Como fazer panqueca fitness

Doce

1 banana

2 claras + 1 gema

1 col. (sopa) cheia de flocos de aveia, quinoa ou amaranto

Modo de preparo: Misture os ingredientes e, depois, leve à frigideira e deixe até dourar. Para untar, dê preferência ao azeite ou óleo de coco extravirgem.

Para dar mais sabor à panqueca, você pode polvilhar canela em pó ou espalhar um pouco de geleia sem açúcar ou pasta de amendoim por cima.

Salgada

1 ovo inteiro

1 col. (café) de cúrcuma (açafrão da terra)

Sal rosa

1 col. (chá) de chia

2 col. (sopa) de goma para tapioca ou 3 col. (sopa) de farinha de arroz

Modo de preparo: Misture os ingredientes e, depois, leve à frigideira. Quando um lado estiver pronto, recheie com o que  preferir: queijos, verduras, legumes, carne moída, frango desfiado, tomate etc.

Benefícios da panqueca fitness

Além de ser saborosa e garantir saciedade, a panqueca tem ingredientes que auxiliam no funcionamento do organismo.

“A banana é fonte de potássio e energia. O ovo, por sua vez, garante proteína através da clara e ferro com sua gema. Os cereais são fontes de carboidratos saudáveis, proteínas vegetais e fibras. A cúrcuma é antioxidante e auxilia na função hepática. Já a tapioca e a farinha de arroz dão energia, porque são carboidratos, mas não contêm glúten”, finaliza Fúlvia.

Fez a panqueca? Curtiu? Compartilhe nas redes sociais com a #VaiQueÉFácil e não deixe de conferir também o episódio #03 do nosso podcast, Como fazer substituições saudáveis!