Saiba o que seu suor pode te contar

saiba o que o teu suor pode te contar

A transpiração é essencial para regular a temperatura do corpo e faz com que todos os seus órgãos funcionem sem problemas. O suor é o que te mantém fresquinho e confortável por dentro, evitando o superaquecimento.

Além disso, o suor contém informações importantes sobre a saúde do seu corpo. Um desequilíbrio de nutrientes ou até mesmo um problema de saúde escondido pode dar as caras pelas gotinhas de suor.

Quer saber o que seu suor diz sobre você? Continue lendo nosso post!

1. Você está estressado

As glândulas apócrinas – encontradas nas axilas e na virilha – geram um líquido que cheira mal quando encontra bactérias na superfície da pele.

O que isso tem a ver com estresse? Bom, o sofrimento emocional ativa as glândulas apócrinas e começa a fazer você suar muito.

Para tentar minimizar isso, você pode tentar técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação, para controlar seus níveis de estresse.

E ah, não deixe de passar no Smart Spa para dar aquela relaxada pós-treino!

2. Você tem hiperidrose (ou anidrose)

Suas palmas da mão ou axilas suam muito, sem motivo aparente? Isso pode ser um sinal de hiperidrose, uma condição caracterizada por transpiração excessiva que não está relacionada ao calor ou ao exercício.

Geralmente, um antitranspirante ou creme prescrito por médicos pode ajudar.

Por outro lado, se você mal sua durante um Desafio HIIT, talvez você tenha anidrose – ou seja, seu corpo é incapaz de transpirar normalmente. Como a transpiração impede que seu corpo esquente demais e prejudique as funções dele, isso pode ser super perigoso.

Se esse for o seu caso, consulte um médico.

3. Você está com pouco açúcar no sangue

Suar muito pode ser um sinal de que o nível de açúcar no sangue está muito baixo. Isso ocorre porque, quando o corpo está sob estresse, ele libera a adrenalina do hormônio de luta ou fuga, que por sua vez faz você suar.

Os sintomas de baixo nível de açúcar no sangue incluem náuseas, dores de cabeça, tremores, irritabilidade e batimentos cardíacos acelerados. Para garantir que está tudo bem, vale a pena dar uma passada no médico para avaliar e diagnosticar adequadamente sua situação, ok?

4. Você está em forma

Você fica pingando depois de uma aula de FitDance ou Body Combat? A transpiração intensa pode ser um sinal de que você está com tudo em cima. Um estudo de 2014 descobriu que pessoas fisicamente aptas tendem a suar mais do que seus colegas menos ativos.

5. Você está desidratado

O corpo não tem voz para falar com a gente, mas tem jeitos muito sofisticados de nos dizer o que precisa. E suar muito pode ser um sinal de que você está perdendo muita água. Por isso, é muito importante se hidratar antes, durante e depois do treino.

6. Você está com eletrólitos baixos

Água não é a única coisa que você perde quando transpira. Eletrólitos essenciais – especialmente sódio, cloreto, potássio, magnésio e cálcio – também vão embora no suor.

Para manter seus níveis de eletrólitos sob controle e manter uma função corporal saudável, recomenda-se comer algo leve antes de treinar ou tomar uma bebida esportiva depois dos exercícios.

E aí, o que o seu suor anda dizendo sobre você? Comenta aí!

Vem pra Smart Fit! Clique aqui e matricule-se na unidade mais perto de você.