Treinar em jejum emagrece?

treinar em jejum emagrece

Muitas pessoas que se exercitam nas primeiras horas do dia escolhem treinar em jejum. Os motivos diferem, mas uma das principais razões é a promessa de eliminar mais gordura durante os exercícios. Mas será que treinar em jejum emagrece, de verdade?

“Como qualquer outra prática nutricional, a resposta positiva ou negativa dependerá mais mais do indivíduo do que do protocolo”, afirma Aryane Reis, nutricionista do Smart Nutri, o aplicativo de nutrição da Smart Fit, de São Paulo.

O que isso significa? Cada pessoa é única e o que funciona para um organismo é diferente do que é recomendado para outro.

Treinar em jejum emagrece?

Quando a pessoa está em jejum os seus níveis de insulina ficam mais baixos, então, ao começa a se exercitar o seu corpo não precisa gastar energia diminuindo esse estoque de energia para começar a utilizar a gordura como fonte de energia. De acordo com Aryane, “essa prática funcionaria como a atividade aeróbica do início do treino, que é feita para que o corpo comece a utilizar a gordura como fonte de energia.”

Então, a resposta é sim. Realmente o treino em jejum pode ajudar na perda de gordura. Mas, repetindo, não é tão simples assim.

“Alguns pacientes vão ter uma resposta positiva, como melhor rendimento e maior queima de gordura. Mas outros respondem com indisposição, cansaço e sonolência”, explica Edvânia Soares, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva e Vigilância Sanitária, de São Paulo.

Por isso, é importante colocar na balança os prós e os contras da estratégia. “Dependendo, o jejum pode comprometer toda a parte da performance: indisposição, fadiga, falta de energia para treinar, tontura, mal-estar. Quando é assim, qual a vantagem de treinar em jejum? Nenhuma. Nesses casos, é melhor planejar as demais refeições do dia”, acrescenta Edvânia.

Jejum intermitente funciona? Entenda tudo sobre o método no podcast Vai Que É Fácil

Tenha uma vida mais saudável. Clique aqui e matricule-se na Smart Fit mais perto de você.