Conheça os benefícios da yoga

yoga

Yoga”, em sânscrito, significa “união”. A prática é descrita em textos milenares como a junção das áreas espiritual, física e mental. Os registros indicam que ela surgiu há mais de cinco mil anos na região onde é localizada a Índia atualmente, mas somente no século 20 se popularização no ocidente.

Uma sessão de yoga combina posturas (asanas), gestos e controles respiratórios (pranayamas), a contração muscular e exercícios de concentração. E o contato com o ocidente acabou criando variações da yoga tradicional (a vertente mais próxima é a ashtanga vinyasa). A mais popular é a Hatha, mais lenta, ideal para iniciantes. “Yoga fala muito sobre o cuidado do corpo como meio de cuidar da própria alma, mas principalmente que todos, independentemente da idade, se beneficiam com a prática”, comenta Gustavo Asmar, ortopedista da All Clink, do Rio de Janeiro. Um estudo publicado no periódico internacional Journal of Clinical Nursing diz que essa modalidade ajuda a melhorar o condicionamento aeróbico em idosos.

Há também a power yoga, que se inspirou na ashtanga, que tem ritmo acelerado e usa blocos, cintos e até pesos durante a aula. Outra variação é a air yoga, que tem tecidos presos no teto da sala, como aqueles usados em aulas de circo. Eles são usados como ferramenta lúdica e sensorial, além de facilitar posturas, ajudando no alongamento. “O tecido promove a descompressão intervertebral, reduz dores nas costas, descongestiona órgãos internos e ajuda a diminuir os efeitos do envelhecimento gerados pela gravidade”, explica Mariana Michelin, professora de yoga do Grupo Bio Ritmo. As sequências específicas e mais desafiadoras também são possíveis nessa modalidade, e são ensinadas e supervisionadas pelo instrutor.

Independentemente da vertente, a yoga traz diversos benefícios para a mente e para o corpo. “Ela diminui o estresse e a ansiedade, melhora a memória e a concentração, além de promover o autoconhecimento”, diz Mariana. Estudos sugerem que a prática melhora a inflamação do organismo, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento de Psiquiatria e Psiconeuroimunologia da Universidade da Califórnia (UCLA). Além disso, Mariana destaca que a prática regular ajuda a ter boas noites de sono e menos dores.

Benefícios da yoga para o corpo

De cara, o ganho é físico para atletas e não atletas: mobilidade, flexibilidade e fortalecimento das articulações e musculaturas do core (grupamento muscular que envolve os músculos abdominais, pélvicos e dos glúteos), principalmente dos músculos extensores de quadril, posteriores de coxa, quadríceps e glúteos, assim como abdômen e região lombar. Costas, braços e peito também entram na lista. Sem contar que, a cada postura, capacidades motoras são desafiadas durante as posturas.

Quem pode ou não fazer?

“Não há impeditivos. No máximo uma recomendação de adaptar a postura. Existem variações da yoga que possibilitam que mesmo pessoas com limitações articulares pratiquem, respeitando sempre o limite do próprio corpo”, ressalta o ortopedista. É importante conversar com o professor de yoga. Quem tem lesões ortopédicas mais severas, deve consultar um especialista, mas, de modo geral, a personalização de posturas durante a aula é conduzida pelo professor.

Conte com a Smart Fit para melhorar a sua qualidade de vida. Clique aqui e matricule-se já na unidade mais perto de você.