Gordura abdominal aumenta risco de múltiplos ataques cardíacos

10 de fevereiro de 2020
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gordura abdominal

Se os botões da camisa ficam salientes na região do umbigo ou a calça jeans já está apertada na hora de fechar, talvez esteja na hora de mudar os seus hábitos. Segundo uma nova pesquisa, pessoas com excesso de gordura abdominal que já tiveram um ataque cardíaco têm mais chances de sofrer um segundo infarto. Mais um motivo para sair do sofá e começar a se exercitar.

Cientistas já falam há algum tempo da relação entre a circunferência abdominal e os riscos de ataque cardíaco, mas esta é a primeira vez que eles encontram uma relação entre a gordura abdominal e um segundo infarto.

De acordo com a pesquisa publicada no European Journal of Preventative Cardiology, a relação é ainda mais relevante no caso dos homens.

“Manter uma circunferência abdominal saudável é importante para prevenir futuros ataques cardíacos e derrames, independentemente de quantos medicamentos você possa estar tomando ou de quão saudáveis são seus exames de sangue”, afirmou Hanieh Mohammadi, do Karolinska Institute, de Estocolmo, em comunicado à imprensa.

Qual a circunferência abdominal ideal?

De acordo com Taylan Souza dos Santos, nutricionista do Smart Nutri, de São Paulo, para medir a circunferência abdominal a fita métrica deve estar na altura do umbigo e a medida a ser considera é de quando o abdômen está relaxado.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) considera arriscado qualquer valor acima de 80 cm, no caso das mulheres, e 90 cm, entre os homens.

Como reduzir a gordura abdominal

A dica de Taylan para manter diminuir a gordura abdominal é alinhar reeducação alimentar e atividade física.

“Evite alimentos industrializados, embutidos e frituras”, orienta a nutricionista. “Priorize alimentos integrais e aqueles que são fontes de fibras, como frutas com casca, legumes e vegetais. Aposte ainda no peixe, que ajuda a reduzir a inflamação e favorece o emagrecimento”, aconselha a especialista. Frutas vermelhas e vegetais com folhas verde-escuras também estão na lista da nutricionista.

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