Os melhores exercícios para emagrecer

Exercícios para emagrecer

Quais os melhores exercícios para emagrecer? Para começo de conversa, é necessário esclarecer os mitos que rondam esse assunto e passam de boca em boca sem questionamentos. O primeiro deles é que músculo pesa mais do que gordura. “Na balança os dois têm o mesmo peso, a grande diferença é que o músculo é mais compacto e, por isso, dá a impressão de que a pessoa está menor”, explica Maria Fernanda Barca, doutora em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e da Sociedade Europeia de Endocrinologia.

Por isso, o ideal para saber se você está emagrecendo é tirar as suas medidas ao invés de só subir na balança, além de fazer frequentemente análises como a bioimpedância, que indicam os ganhos e as perdas das chamadas massa gorda e massa magra. Outro detalhe importante nessa história: a elevação da quantidade de músculos leva o corpo a gastar mais calorias. “Alguns artigos científicos mostram que aumentar em 1 quilo a massa muscular eleva o gasto calórico em 13 calorias por dia e isso pode parecer insignificante, mas, se levarmos em consideração quantas calorias gastamos para produzir esse 1 quilo de músculo, aí, sim, poderemos notar uma boa alteração no metabolismo”, explica o educador físico Marcos Ferreira, pós-graduado em treinamento de força pela Universidade de São Paulo e influenciador técnico da SmartFit.

Musculação emagrece?

E a musculação, será que ela não está entre os exercícios para emagrecer? Esse é mais um mito do mundo da malhação, aquele que diz que musculação não ajuda a emagrecer. “Ela é importantíssima para a perda de peso, sim, pois o carboidrato é usado como fonte primordial de energia durante a sua execução e a gordura é queimada durante a recuperação do organismo”, diz Maria Fernanda Barca.

Outro benefício da musculação é que, quanto mais músculos a pessoa tem, mais forte ela fica. “Com isso, ela tem uma melhora de todas as suas capacidades físicas, como equilíbrio, potência, resistência, agilidade e coordenação motora, e, assim, consegue treinar mais e melhor e isso reflete no gasto calórico e, consequentemente, no aumento do metabolismo”, explica Ferreira.

Lanches saudáveis para comer entre as refeições

Aeróbico antes ou depois da musculação, o que é melhor? 

Exercício para emagrecer

E não podemos esquecer de que os exercícios aeróbicos estão entre os melhores exercícios para emagrecer. Todos eles oferecem esse resultado, mas o HIIT, sigla da expressão High intensity interval training, também conhecido como treino intervalado de alta intensidade, que consiste em momentos de estímulo intenso alternados com intervalos rápidos de recuperação, é considerado um dos melhores exercícios para emagrecer. “Mas, para isso, é essencial que o aluno dê o seu máximo durante a malhação. Se ele não for capaz disso nesse esquema, o ideal é que faça uma atividade mais moderada com maior tempo de duração”, afirma Ferreira. Ou seja, para determinarmos qual é o tipo de atividade aeróbica mais indicada para cada pessoa, é necessário avaliarmos o seu perfil e a sua capacidade física. Segundo Ferreira, o mais importante é colocar desafios para si mesmo. Se a meta é andar 30 minutos na esteira, por exemplo, e você conseguiu chegar ao final desse tempo com um nível de cansaço 7, sendo 10 a exaustão, por exemplo, na próxima vez tente ir um pouco além. “E não se esqueça: o melhor tipo de treino é sempre aquele que você aderiu pra valer.”

Comece a treinar hoje mesmo! Clique aqui e matricule-se na Smart Fit mais perto de você.