Esteira ou bicicleta: qual a melhor escolha para o cardio?

esteira ou bicicleta

Você já deve ter se perguntado em qual das duas – esteira ou bicicleta ergométrica – fazer seu aquecimento ou mesmo seu treino de cardio. Preferências à parte, cada equipamento tem uma indicação específica, dependendo de sua necessidade e objetivo.

Queima calórica

“A esteira leva vantagem em relação ao gasto calórico, mesmo quando a intensidade do treino é a mesma que você faria na bike”, esclarece Thiago Moreira, gerente do departamento técnico da Smart Fit Brasil e especialista em fisiologia do exercício. Isso porque o aparelho exige que você trabalhe o corpo todo, ainda que de maneira leve, mantendo o core ativado e os braços em movimento (nada de roubar deixando as mãos no apoio), além de te obrigar a “carregar” seu peso corporal.

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Força

Por permitir que você aumente o peso dos pedais, a bicicleta ergométrica é uma melhor opção se o seu objetivo é criar força nos membros inferiores, diz Thiago. A esteira, por outro lado, só permite que você trabalhe com a massa do próprio corpo.

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Risco de lesões

A bicicleta vence com respiro nessa categoria. Isso porque correr na esteira é um exercício de alto impacto, que coloca pressão principalmente nos joelhos, podendo levar a lesões por uso exagerado da junta.

Já a bicicleta não exige que sua articulação aguente o peso do corpo enquanto você se exercita, o que a torna muito mais segura.

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Chance de progressão

Há duas maneiras principais de progredir nesses equipamentos: aumentando a velocidade ou aumentando a resistência.

Na primeira opção, a esteira tem uma leve vantagem já que ela permite que você aumente a velocidade da máquina, o que impede que você trapaceie diminuindo o ritmo quando está cansado, como pode ser o caso na bicicleta.

Já no quesito intensidade, a bike permite que você aumente a resistência colocando mais carga nos pedais – de leve a muito intenso. A esteira dá a opção de aumentar a inclinação para adicionar resistência, mas de maneira limitada.

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Afinal, esteira ou bicicleta?

Primeiramente, você tem que olhar para as suas necessidades. “Pessoas com lesões nas juntas ou muito sobrepeso devem optar pela bicicleta, já que o impacto é menor, fazendo dela um equipamento mais seguro”, esclarece Bruno Takatsu, médico e nutrólogo especialista em medicina esportiva. De fato, dependendo do seu nível de risco nas juntas ou limitações corporais (como no caso de idosos ou pessoas que sofrem de lordose), uma opção ainda mais segura é a bike ergométrica horizontal. “Ela fornece os mesmos ganhos e benefícios, mas dando mais conforto e apoio à lombar”, diz Thiago.

Se você está liberado para usar os dois equipamentos, pense no seu objetivo: quer emagrecer? A esteira vai permitir uma queima calórica mais rápida. Quer força? Vá de bike ergométrica.

E, qualquer que seja sua meta, certifique-se de progredir de semana em semana, para que sua evolução não fique estacionada.

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