Olá, pessoal! Este é mais um texto feito por mim, o professor Marcos Gregnani, da unidade Itaim da Smart Fit. Hoje eu vim tratar de um tema que é sempre dúvida para quem quer ganhar massa muscular: os suplementos.
Um dos tipos mais utilizados pelos praticantes de musculação são os compostos proteicos. Entre eles, o mais famoso é o Whey Protein, que é a proteína isolada do soro do leite.
Como as proteínas compõem a parte funcional dos músculos do esqueleto, a intenção de quem toma o suplemento é dar ao corpo uma quantidade maior desse nutriente, para ajudar a “construir músculos” e aumentar a massa muscular.
Apesar dessa ideia fazer sentido, é importante lembrar que as proteínas são a única classe de nutrientes em que o excesso não é armazenado pelo corpo, já que ele utiliza o que precisa no momento. Qualquer quantidade extra é eliminada pelo fígado e pelos rins, e isso gera uma sobrecarga extra de trabalho para esses órgãos, que demandam mais energia. O problema é que são exatamente esses processos que precisamos evitar se o objetivo é aumento de massa muscular, justamente pelo gasto de energia desnecessário.
Os exercícios que mais justificariam uma necessidade maior de proteínas são os exercícios aeróbicos de alta intensidade e longa duração, que liberam quantidades relativamente altas de um hormônio chamado cortisol – responsável por mobilizar todos os tipos de nutrientes para a produção de energia. Quando o objetivo é o aumento de massa, os exercícios precisam ser intermitentes, com intervalos entre as séries e curtos períodos de contração, em sessões que não devem passar de uma hora. Nesse tipo de treino, não há muito gasto proteico.
Assim, não há necessidade de sobrecarregar o corpo com excesso de proteínas. O melhor é procurar a orientação de um nutricionista para que se tenha uma alimentação equilibrada entre os nutrientes.
Concentre os esforços no seu treino, pois com certeza, ele é quem fará a diferença!
Tem mais dicas sobre suplementação aqui mesmo no blog da Smart. Se você está interessado no tema, não deixe de ler.
Por hoje é só, galera! Se quiserem saber mais, podem acessar o meu blog pessoal ou me seguir no Twitter. O perfil é @Gregnani85.
Obrigado!
Referências do texto:
Fisiologia do Exercício:Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Willian Mcardle
Biologia e Bioquímica:Bases aplicadas a Ciencias da Saúde. Ricardo Zanuto, Fabio Medici Lorenzeti, Waldecir Paula Lima, Luiz Carlos Carnevali Jr.