Qual o melhor tênis pra correr?

18 de julho de 2012
/
Tags: , ,
Smart Fit esteira

Olá, pessoal! Eu sou o professor Marcos Gregnani, da unidade Itaim da Smart Fit, e voltei ao blog com mais um texto. Desta vez, vamos pensar sobre qual o calçado ideal para correr, seja na esteira ou na rua.

O número de pessoas que praticam corrida cresce a cada ano que passa, por diversos motivos. Os principais deles são os benefícios estéticos e o alívio do estresse que esse tipo de exercício traz.

Uma das grandes preocupações de quem inicia, e até mesmo para quem já pratica o esporte, são as lesões. Segundo algumas pesquisas, até 70% dos corredores tiveram ou têm algum tipo de problema físico.

Por isso, uma das pergunta mais frequentes é: qual o tênis ideal para evitar lesões?

Smart Fit esteira

Com todas as opções que o mercado oferece os atletas sempre ficam na dúvida sobre qual tecnologia de amortecimento pode ser melhor.

Para esclarecer essa questão, a melhor coisa é recorrer à ciência. Um artigo de 2010, publicado na revista científica “Sports Med”, comparou as forças de impacto que atuam sob os pés quando se corre com calçados esportivos e descalços. Os resultados mostraram que, além de não diminuir o impacto, os tênis com amortecimento não permitem totalmente a dissipação das cargas sobre as articulações, fato que ocorre quando se pratica a corrida descalço.

Os tênis com amortecimento invertem o padrão de entrada do pé em contato com o solo. Se quando estamos descalços primeiro a ponta dos pés toca o solo, quando estamos calçados é o calcanhar que tem esse primeiro contato, o que faz toda a diferença. Quando o pé está sem sapato, a entrada com a ponta permite que o arco plantar atue como um amortecedor natural, dissipando as cargas.

Um aspecto diferente, mas que também é bastante discutido é o conforto dos tênis. Outro grupo de pesquisadores fez um teste cego para verificar quais calçados eram mais confortáveis. Eles chegaram a conclusão que a sensação de conforto é subjetiva e baseada em preferências individuais, não estando relacionada, necessariamente, a distribuição da pressão plantar. Portanto, eles não comprovaram a necessidade do amortecimento.

De alguns anos para cá, conseguimos encontrar calçados chamados de minimalistas, que serviriam praticamente como luvas para os pés, sendo apenas uma proteção e permitindo que o arco plantar fizesse seu trabalho natural de amortecimento. Apesar dessa nova tendência, ainda existem questões relacionadas à biomecânica que precisam ser levadas em consideração sobre esse tipo de equipamento.

Portanto, a recomendação para um calçado ideal seria um simples, sem sistemas de amortecimento sofisticados, que não esteja muito apertado e que permita a troca de calor entre os pés e o ambiente.

Mas e para evitar lesões, a questão que nos levou a pensar nisso? Para esse fim, o mais indicado sempre é realizar os exercícios sob a orientação de um profissional, pois o excesso nos treinamentos ou a deficiência técnica na execução dos movimentos têm uma grande influência. Além disso, um bom treino de musculação é essencial para prevenir lesões e melhorar a performance.

Quem se interessou pelo assunto e quiser saber mais sobre fitness está convidado para acessar meu blog pessoal ou seguir meu perfil no Twitter: @Gregnani85.

Até a próxima!

Referências:

R. Clinghan, G.P. Arnold, T.S. Drew, L.A. Cochrane and R.J. Abboud. “Do you get value for Money when you buy na expensive pair of running shoes?”.  Br.J. Sports Med. 2008; 42; 189-193;

D. E. Lieberman, M. Venkadensa, W. A. Werbel, A. I. Daoud, S. D’Andrea, I.S. Davis, R.O. Mang’Eni e Y.Pitsiladis. “Foot strike patterns and collision forces in habitually barefoot versus shod runners”.