Você faz supino todo dia na academia. Mas já parou para pensar por que ele é tão importante?
Para solucionar as suas dúvidas, preparamos um guia básico e rápido para você entender a importância desse exercício e fazê-lo com muito mais consciência. Confira!
O que é?
O supino é um dos exercícios mais populares de musculação e levantamento de peso. Ele tem esse nome porque, originalmente, o corpo fica na posição supina, que significa deitado de costas e paralelo ao solo.
Quais as vantagens?
Ele exige menos equipamentos e pode ser adaptado a todos os níveis de experiência. Os iniciantes devem começar com menos peso e ir complementando conforme forem avançando no treinamento. Antes de aumentar o peso, é preciso dominar a técnica de levantamento, para não ter lesões nem sofrer nenhum tipo de acidente enquanto pratica o exercício.
Quais músculos trabalha?
O supino é conhecido por trabalhar os músculos peitorais, mas sua principal finalidade é exercitar os grupos musculares do tríceps e do deltoide (o músculo do ombro).
Quais as variações?
Existem três tipos de supino: reto, inclinado e declinado.
O supino reto é a forma mais tradicional, feita com a pessoa deitada em um banco plano em 180°, que facilita o desenvolvimento de hipertrofia da área peitoral média. O inclinado é uma variação em um banco com inclinação de 45° para cima e foca mais nos músculos peitorais superiores. O declinado segue o mesmo princípio do anterior, mas com o banco para baixo, e também é para trabalhar a musculatura peitoral inferior.
Em qual treino se encaixa?
O supino é mais usual em treinos de hipertrofia, mas pode ser usado também para perda de gordura nos braços. Ele também ajuda no ganho de resistência no tríceps e no deltoide.
Agora que você está mais por dentro da importância desse exercício, pode começar a fazer os nossos treinos de supino que estão no YouTube.
Aproveite que você está na pegada do supino e se inscreva no campeonato que a gente organizou. Mas calma, você não precisa ser nenhum halterofilista para ganhar: o campeonato é lá na nossa página do Facebook. Clique aqui e descubra como participar!