Olá pessoal! Este é mais um texto escrito por mim, o professor Marcos Gregnani, da Smart Fit Itaim.
Hoje quero falar para você, que nunca treinou, ou que estava há muito tempo sem realizar atividades físicas e tomou a decisão de iniciar um programa orientado aqui na Smart Fit. Se a empolgação dos primeiros dias logo foi substituída por dores musculares generalizadas, estou aqui para te explicar qual a razão disso e qual o melhor jeito de conviver com elas.
Minha recomendação para quem está dolorido é: evite ao máximo a utilização deste tipo de recurso.
Esse processo acontece porque, quando realizamos atividades às quais não estamos acostumados, acabamos ficando com microlesões na estrutura muscular, o que causa uma inflamação, cujos sintomas são as dores e os inchaços visíveis algumas horas depois da lesão. Como a dor demora muito para passar, muitas pessoas acabam usando remédios anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para aliviá-las.
Apesar de ser uma solução temporária, a utilização desses medicamentos prejudica a adaptação do organismo e a sobrecarga imposta a cada atividade física. Em outras palavras, diminui o efeito de treino e te deixa menos resistente para continuar.
Para solucionar isso de vez, você pode fazer duas coisas: aguentar firme a dor, pensando que é por pouco tempo, até o seu corpo se acostumar; e não parar de treinar, porque se você interromper o programa de exercícios, quando voltar, vai passar por tudo isso de novo!
Aproveite esse momento para monitorar sempre, juntamente com o professor, a intensidade do seu treino. Fique esperto para não cometer exageros e amplificar o processo inflamatório dos músculos.
Por hoje ficamos por aqui, galera!
Quem quiser ler mais pode procurar meus outros textos aqui no blog da Smart, ou visitar meu blog pessoal e me seguir no Twitter. Um abraço!