Olá, galera! Aqui tem mais um texto meu, o professor Marcos, da Smart Fit Itaim.
Hoje o nosso post é sobre uma dúvida comum na sala de musculação: qual é a ordem ideal que deve ser seguida quando se praticam os dois tipos de exercícios, aeróbicos e de musculação, na mesma sessão de treino?
Essa técnica é conhecida como Treinamento Concorrente. É a forma mais tradicional de prática dentro da academia e alia os benefícios dos exercícios resistidos e dos aeróbicos. Ele auxilia não só quando o objetivo são melhorias estéticas, mas também quando o foco é a saúde.
Apesar desse efeito somatório, uma possibilidade que se deve ter em mente é a possível interferência que um treinamento de uma capacidade pode ter no desempenho da modalidade que será treinada na sequência, a “concorrência”. Esse efeito varia de acordo com a intensidade dos treinamentos e com o foco específico em determinados grupos musculares nos treinos das duas capacidades. Isso ocorre, por exemplo, com os membros inferiores quando realizamos uma corrida e um treino de musculação.
E aí vem a pergunta: o que eu faço primeiro? A musculação ou o aeróbico?
A resposta é: depende.
A melhor ordem para as suas séries vai ser determinada pelos objetivos principais que você tem na academia. Assim, se o foco principal passar pela predominância de exercícios localizados, eles devem vir em primeiro lugar. Agora, se os seus objetivos estiverem mais atrelados ao desenvolvimento da capacidade aeróbica, pode-se aconselhar a execução desse tipo de trabalho no início.
Portanto, defina seus objetivos e as estratégias utilizadas para alcançá-los em conjunto com seu professor.
Se você quer saber mais sobre esse tema e outros assuntos relacionados à prática de exercícios, visite meu blog ou me siga no Twitter. Um abraço e bons treinos!