Guia básico de agachamento

7 de novembro de 2012
/
Tags: , , ,
ipanema3

Continuando a nossa série que explica o básico sobre cada exercício! Você já conferiu o post sobre supino, então é a vez do agachamento.

Muita gente não gosta de fazer esse exercício. Reclamam do movimento, dizem que pode dar problema no joelho ou têm até dificuldade para exercitá-lo.

Para você que está nesse time, temos uma má notícia: o agachamento é super importante! Conheça-o melhor e entenda de uma vez porque ele não pode faltar no seu treino.

O que é?
Um exercício que consiste em se abaixar e levantar, repetidas vezes, com os pés alinhados e coluna ereta.

Quais as vantagens?
São muitas! Ele fortalece e define os membros inferiores, além de ajudar a emagrecer e fazer bem ao sistema cardiorrespiratório. Ajuda, ainda, a dar mais estabilidade e condicionamento para algumas tarefas do dia a dia, como sentar, se abaixar e subir em escadas ou cadeiras.

Quais músculos trabalha?
Os focos principais são o quadríceps e os membros inferiores – glúteos, pernas, coxas e panturrilhas. Mas ele acaba trabalhando a musculatura do corpo todo, principalmente costas, abdômen e braços.

Quais as variações?
Existem dois tipos de agachamento: o estilo livre, feito sem nenhuma ajuda de aparelhos, e o estilo com máquina, executado no Smith. Outros aparelhos também podem substituí-lo, como o leg press, pois trabalha os mesmos grupos musculares.

Em qual tipo de treino se encaixa?
O agachamento é considerado o melhor exercício para a construção muscular de glúteos e pernas, e uma das melhores opções para quem está buscando ganho de força nesses grupos musculares. Logo, ele é indicado para vários tipos de treino: hipertrofia, resistência e até emagrecimento. O que varia de um para o outro é o número de repetições e a quantidade de peso.

No nosso canal do YouTube você confere mais dicas e informações sobre o agachamento. Não deixe de assistir aos vídeos e se inscrever!