O treino livre é uma boa opção para alunos avançados, que já conhecem o seu corpo e tem um certo tempo de treino. Como ele é feito sem aparelhos, a execução dos exercícios é mais arriscada e exige mais do corpo – principalmente da região do Core.
Por isso, se você quiser optar por esse tipo de treino, precisa se ligar em alguns cuidados. A gente separou seis erros comuns para você aprender como evitá-los:
1 – Stiff
Cuidado com o stiff! O foco do movimento está na região inferior e um erro comum é arredondar a coluna na hora de abaixar. O jeito correto é flexionar as pernas e permanecer com as costas retas.
2 – Elevação lateral
Nesse treino, o erro da maioria é elevar demais os braços e jogar o corpo para trás, o que causa um desconforto na coluna. Para que isso não aconteça, é importante semiflexionar os joelhos e manter as costas e os ombros retos.
3 – Pull Over
Aqui também o problema é a coluna, que as pessoas costumam elevar demais, até que ela desencoste do banco. Para não correr esse risco, apoie os pés embaixo do banco, mantendo a coluna encostada.
No nosso canal do YouTube tem mais dicas de como executar corretamente todos esses movimentos. Dá uma olhadinha!
4 – Peso errado
Muita gente acha que levantar mais peso vai fazer o exercício render e isso não é verdade. Escolha o suficiente para você realizar as 15 primeiras repetições sem problemas. Depois, se for o caso ou dependendo do tipo de treino, aumente.
5 – Pular o aquecimento
Não tem como: aquecer é sempre muito importante! Caso contrário, você aumenta muito as suas chances de sofrer uma lesão. Mesmo no treino livre, não deixe de fazê-lo.
6 – Movimentos rápidos
Uma movimentação rápida ou muito brusca pode causar lesões em músculos e tendões. Na musculação, mesmo no treino livre, o ideal é sempre tentar movimentos mais lentos. Uma dica é usar a regra de ouro de contar quatro segundos.