Guia básico: Tríceps

24 de abril de 2013
/
Tags: , , ,
dica-smartfit8

Hoje, em mais um capítulo do nosso guia básico da musculação, vamos falar sobre o Tríceps!

Você provavelmente deve exercitá-lo todos os dias aqui na Smart, afinal ele é um músculo extremamente importante no trabalho físico. O que você não sabe é que muita gente por aí treina de forma errada. Por isso, preparamos este guia rápido para ninguém errar mais.

Além disso, temos um treino novinho em folha, com várias dicas sobre o Tríceps, para trabalhar todas as cabeças do músculo. Saca só!

O que é?

O tríceps é o maior músculo do braço e pertence a um grupo muscular chamado de extensores: sempre que o cotovelo é dobrado e o braço estendido, o tríceps está envolvido.

Embora o bíceps sempre pareça levar todo o crédito, é o tríceps que ocupa mais espaço na parte superior do braço. Quando necessário, ele é quem dá todo o apoio aos outros músculos e, por esta razão, deveria ser trabalhado tanto quanto o bíceps.

Quais as vantagens?

Ter um tríceps bem composto é essencial para qualquer pessoa, pois ele ajuda a elevar cargas maiores e dá mais resistência na prática de vários esportes que exigem qualquer movimentação rápida do braço, como boxe, tênis, basquete e vôlei.

Quais músculos trabalha?

Como o próprio nome já diz, o tríceps é dividido em três cabeças. São elas: longa, medial e lateral.

Existem exercícios que contemplam cada uma delas e o ideal é trabalhar TODAS, sempre equilibrando a intensidade do exercício em cada cabeça, para não exercitar uma mais do que a outra.

O tríceps também tem função de destaque nos exercícios de empurrar pesos, sendo bastante solicitado nos treinos de peito e ombro.

Quais as variações?

Existem diversas formas de treinos para o tríceps. As mais conhecidas são: pulley (comum e inverso), rosca francesa, mergulho (paralelas e por trás) e testa.

O pulley é o mais tradicional. Nele, você atinge a cabeça lateral do músculo. No inverso, você prioriza a cabeça média. A rosca francesa dá mais ênfase à cabeça longa. Já o mergulho e o testa, por conta do alongamento, trabalham todo o tríceps.

Em qual treino se encaixa?

Por ser importantíssimo, o treino de tríceps é recomendado para todos os tipos de pessoas, desde quem procura um treino de hipertrofia do braço, até para idosos, que com o passar da idade querem eliminar a gordura do braço e deixá-lo rígido. Ele também é aconselhado para esportistas que precisam de velocidade e dinâmica em seus movimentos.

Agora que você já sabe tudo sobre tríceps, dê uma olhada neste novo treino que preparamos pra vocês! Com ele, você conseguirá executar os exercícios corretamente e tirar o melhor deles, sem se prejudicar ou sofrer uma lesão.