5 Mitos de academia que você já escutou

31 de março de 2014
/
Tags: , , , ,
Mitos

Existem inúmeros mitos sobre atividade física que correm soltos por ai. Certamente é possível escutar algum dentro da academia, ter lido em uma revista ou visto na internet. Mas é preciso tomar cuidado, essas crenças podem prejudicar a busca por um corpo saudável.

O profissional de educação física Rodrigo da Silva, da Smart Fit/ Brasília (DF), ajuda a desvendar os 5 boatos mais comuns que circulam entre aqueles que se exercitam.

 

1.   Abdominais exterminam a gordura da barriga

Exercitar o músculo dessa região não fará com que a gordura seja eliminada, mas sim que enrijeça e defina o músculo que está em baixo dessa gordura. Para combater o excesso de peso e eliminar de vez a “pochete” o mais indicado são os exercícios aeróbicos.

 

2.   Treinar em jejum emagrece mais

Malhar em jejum pode ocasionar vertigem e até desmaios. A dica é fazer uma refeição bem leve antes de treinar. Da mesma forma não se deve praticar atividade física após ter se alimentado demais. O ideal é esperar pelo menos 2 horas para que a digestão se complete.

 

3.   Fazer exercícios com agasalhos

Muita gente acredita que ao treinar super agasalhado vai suar mais, vai perder mais calorias e, consequentemente, vai emagrecer. Isso é um grande mito! O exercício realizado nessas condições somente promove a elevação da temperatura corporal e leva o praticante da atividade a um quadro de desidratação, que acelera ainda mais o processo de fadiga.

 

4.   O ideal é malhar todos os dias, sem intervalos durante a semana

O corpo precisa tanto da atividade física quanto do descanso.  A recuperação é de extrema importância para que os resultados sejam melhores, além de evitar lesões pelo esforço repetitivo. Isso não quer dizer que não se pode malhar todos os dias. O ideal é que um profissional de Educação Física faça uma programação que inclua trabalho muscular, cardiorrespiratório e de alongamento.

 

5.   Se você parar de malhar, seus músculos viram gordura
Estes são dois tecidos diferentes. Esta transformação é impossível. O que acontece, às vezes, é a perda muscular (causada pelo intervalo na atividade física) e o incremento na gordura (causado pelos excessos de alimentação). As pessoas que deixam de praticar exercícios devem diminuir as calorias ingeridas. Se não fizerem isso, engordam.