Alô, galera!
E aí, tudo mundo com o treino em dia?
Essa semana, mais especificamente no sábado, a gente vai entrar na estação preferida de uns e detestada por outros, o inverno! Então é hora de redobrar a atenção na saúde e tomar alguns cuidados extras.
Pra isso, a gente tem 5 dicas para encarar o inverno com saúde:
1 – Beba muita água!
No frio, geralmente, sentimos pouca sede e a vontade de beber água diminui. Isso faz com que nosso organismos acabe acumulando algumas toxinas e debilitando nossa saúde.
Uma dessas toxinas é a amônia, muito comum nas dietas do pessoal que frequenta academia, por conta da grande ingestão de proteínas. Então já sabe, água é importante!
2 – Cuidado com alimentos muito gordurosos e calóricos.
Inverno, frio, filme, cobertores e pipoca, pizza, chocolate, salgadinho, refrigerante e tudo mais que tem direito!
Ok, a gente sabe que a tentação é grande, mas não pode vacilar não, galera!
É comum que no inverno seu corpo precise de um pouco mais de calorias por conta do frio, mas não vale abusar e abandonar a dieta. Mantenha uma alimentação saudável e deixe as exceções somente para o final de semana, combinado?
3 – Fique atento a necessidade de Vitamina D.
Sim, todas as vitaminas são importantes, mas no inverno tendemos a tomar menos sol e aí que está o problema.
O sol é fun-da-men-tal para a absorção da Vitamina D, pois 90% da quantidade que nosso corpo absorve de Vitamina D vem dele. Os outros 10% estão ligados a alimentação.
Portanto, o ideal é aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinha, ovos, leite e queijos e também procurar se expor de 15 a 20 minutos ao sol, antes das 10h da manhã.
4 – Evite locais fechados e ar condicionado
Ambientes fechados e com pouca ventilação podem facilitar você a contrair vírus e doenças. Pois é, é impossível fugir completamente de locais assim, mas quanto mais você conseguir evitar, melhor!
5 – Redobre a atenção no seu sistema imunológico
Saúde em primeiro lugar! No inverno é hora de prestar atenção a todos os sinais do seu corpo e não deixar nada passar despercebido. Então, fique atento na sua dieta, atividades físicas e qualquer sintoma ou mal-estar que surgir. Ficou doente? Não deixe de procurar um médico.
Seguindo essas dicas simples, você pode evitar problemas desnecessários e continuar treinando com tranquilidade.
É isso aí galera, nos vemos no treino!