Treino e supervisão para combater a diabetes

sfit_590x245_diabetes

Você já ouviu falar ou leu por aí que estão crescendo cada vez mais os problemas de saúde causados por hábitos alimentares ruins e sedentarismo. Dentre todas essas doenças, uma das mais perigosas é a diabetes. O Brasil já está em quinto lugar no número absoluto de diabéticos no mundo, de acordo com a Federação Internacional de Diabetes.

Para mudar esse quadro perigoso, uma das formas de prevenir e combater a doença é se exercitar. Pode ser qualquer coisa, mas é claro que o mais indicado são os aeróbicos, como andar, pedalar e nadar, e a musculação, já que o exercício com peso ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, além de fortalecer os músculos.

Já foi comprovado cientificamente que a atividade ainda melhora a glicose e as funções cardíacas. Um exemplo disso é o Carlos, que treina na Smart Fit Teodoro Sampaio, de São Paulo, e que conseguiu ótimos resultados para controlar a doença. Você conferiu a história dele aqui no blog na semana passada. Se não leu, é só clicar aqui: http://goo.gl/pvra5N

Para controlar a doença, o primeiro passo é procurar pelo acompanhamento de um médico, que vai avaliar as condições físicas e passar todas as recomendações necessárias para começar a se exercitar. Mas fique ligado no conselho do Rodrigo Silva, professor da Smart de Brasília: “Há restrições quanto à intensidade dos exercícios, que deve ser de leve a moderada”. Ele ainda alerta que é muito importante fazer o monitoramento da glicemia durante os treinos. Com tudo sob controle, aos poucos, o diabético pode aumentar a frequência e a intensidade dos treinos, mas sempre com a supervisão de um educador físico.

Se você não tem diabetes, compartilhe este texto com alguém que anda precisando desse toque. A saúde do Brasil inteiro agradece!