Existem muitas razões para começar a correr: emagrecer, aliviar o estresse do dia a dia, melhorar o condicionamento físico e prevenir doenças, como a hipertensão, por exemplo. Para ajudar os futuros corredores, Rodrigo Silva, professor aqui da Smart Fit, criou um programa de treinamento para iniciantes. Veja só:
Passo 1: comece com uma marcha mais forte do que a caminhada e menor do que uma corrida, com passos acelerados e largos. Faça isso por pelo menos 20 minutos, de três a quatro vezes por semana, durante duas semanas.
Passo 2: depois de duas semanas, passe a trotar ou correr por dois minutos e andar por um minuto, por pelo menos 30 minutos, de três a quatro vezes por semana, durante três semanas.
Passo 3: se na etapa anterior você já passou a correr, aumente o tempo de corrida. Durante o descanso (que é o período em que você está andando), faça a metade do tempo que correu. Por exemplo: se você correu por quatro minutos, ande dois minutos. Se você começou o passo anterior trotando, passe a correr o mesmo tempo do descanso, e vá aumentando o tempo de corrida. Faça isso por pelo menos 30 minutos, de três a quatro vezes por semana, durante duas semanas.
Passo 4: a frequência do treino é o que vai fazer você evoluir. Por isso, procure não quebrar a sequência, que vai totalizar sete semanas (quase dois meses).
Passo 5: ao final deste período de dois meses, passe a correr direto por 30 minutos, quatro vezes por semana, durante mais três semanas.
Se você sentir que este programa está dando certo e que você gostou, é sinal de que está na hora de desafiar a si mesmo!
O conselho do Rodrigo é que você procure o acompanhamento de um profissional e, juntos, vocês podem traçar um programa adequado, com os objetivos e ritmo de acordo com a sua rotina, seu condicionamento e suas condições físicas.