Bom treino e boa noite!

Header_do_Blog_590x245

Todo mundo já sabe disso, mas é sempre bom reforçar: praticar atividades físicas sempre faz a gente dormir melhor. Isso é importante, principalmente, para quem sofre de insônia crônica.

Uma pesquisa recente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) registrou que praticar alguma atividade física pode aumentar em até 37% o ciclo do sono de quem sofre do problema. Isso ocorre porque o organismo, acostumado com a prática de exercícios, facilita o sono prolongado em fases mais profundas, o que faz o corpo ter um descanso maior. E, de quebra, aumenta a disposição para o dia seguinte.

Além disso, durante os exercícios, o corpo libera endorfina, substância fundamental para dormir melhor. Dessa forma, a pessoa permanece durante mais tempo na etapa mais profunda do sono, recuperando o cansaço físico.

 

Segundo Rodrigo da Silva, professor da Smart Fit de Brasília, uma boa noite de sono melhora as funções cognitivas.

É preciso suar a camisa para ficar em paz com o travesseiro. Mas o ideal é praticar exercícios moderados”, explica.

O período de sono considerado necessário para garantir toda essa disposição e bem estar no dia seguinte é de oito horas. Porém, para a maioria das pessoas, as noites de sono duram bem menos. Quem dorme pouco, geralmente, é também mais agitado e pode apresentar sintomas de depressão. Além disso, as noites mal dormidas podem trazer consequências como cansaço durante o dia, sonolência, irritabilidade, falta de atenção e até redução da memória.

Por isso, a gente deixa aqui mais um estímulo para quem ainda não se animou a treinar: suas noites de sono vão ser muito melhores, e os seus dias muito mais produtivos. Pense nisso e seja Smart!