É normal prender a respiração durante um grande esforço físico. O problema é que a gente acaba fazendo isso naturalmente enquanto se exercita na academia, e praticar musculação todo dia não é a mesma coisa do que carregar uma caixa pesada ocasionalmente. E é aí que mora o perigo.
Durante um treino, a respiração é responsável por oxigenar e abastecer as células, que produzem a energia para manter o corpo em atividade. Prender a respiração priva o organismo disso e pode criar alterações na pressão arterial, romper os vasos sanguíneos, causar tonturas e até desmaios.
O professor de educação física Marcelo Rodrigo, da Smart Fit de São Paulo, explica que é preciso desenvolver a habilidade de controlar a respiração, administrando a quantidade e a intensidade de inspirações e expirações.
“A primeira dica é respirar livremente, de acordo com a intensidade da atividade, e seguindo a antiga recomendação de inspirar pelo nariz e expirar pela boca”, ensina.
Para você ficar ligado e identificar se está respirando da forma errada, aí vai um macete: o incômodo na lateral da barriga.