Cuidado com o tênis que você usa

smartfit_bloh_tenis_musculação

Atenção! Smart Fit adverte: um calçado errado pode prejudicar – e muito – o seu treino.

Pois é! Então não trate seu calçado como seu treino de segunda. Pense bem antes de comprá-lo. Hoje em dia, temos várias opções de cor, marca, amortecedor, peso etc. Você precisa escolher um que garanta o seu conforto e segurança, sem atrapalhar o desempenho do seu treino.

Outro bom motivo para você se importar muito com o tipo de calçado que vai utilizar: as lesões nos joelhos e desvios na coluna, na sua maioria, estão associados ao que você calça para treinar. “Praticar atividade física com o tênis inadequado pode provocar dores e lesões nas articulações, prejudicando o seu desempenho, podendo até mesmo impossibilitar a prática da malhação ou esportes”, afirma Rodrigo da Silva, professor da Smart Fit de Brasília.

Muito importante: para cada atividade física, um calçado diferente. Não pense que o que você usa para correr é ideal para a musculação.

Para você que pratica caminhadas e corridas, é preciso levar em consideração o tipo de pisada, por exemplo. E nunca use tênis velho! Esses dois pontos podem provocar problemas estruturais na coluna e no quadril, lesões no joelho e torção nos pés.

“A dica é: vá a uma loja e avalie o estilo de corrida e tipo de pisada”, afirma Rodrigo.

Quando o assunto é academia ou musculação, o principal requisito é o conforto. Além disso, mesmo com o impacto menor, dê uma atenção ao amortecimento. “Esse tipo de calçado deve priorizar a estabilidade, para atividades de longa duração em uma mesma posição, e ter palmilhas confortáveis”, conclui Rodrigo.

Depois dessas dicas, nós queremos saber: qual calçado você usa? E quais são as suas dicas?