Nos primeiros dias de academia, ou depois de um longo período sem treinar, uma coisa é certa: as dores musculares pós-treino! Elas sempre aparecem, não adianta fugir. Até o corpo se acostumar com essa nova rotina, leva um tempo. Por isso paciência e acalme-se: elas são normais.
Só para você entender melhor o assunto, essas dores aparecem de 24h à 48h depois do treino e podem desaparecer nos dias seguintes ou até uma semana. Se ela aparecer muito tempo após a atividade, é hora de você procurar um médico para ver se não houve uma lesão no músculo. Ok?
Abaixo algumas dicas sobre como aliviar essa dor:
1) Primeiramente, CONTINUE TREINANDO! Como já falamos, o corpo fica mais resistente e malhar é o melhor remédio para a dor. Fica a dica
2) Gelo na região onde está dolorido. Ele impede danos mais graves e acelera o processo de cura. Caso seja necessário, procure um fisioterapeuta.
3) Após o gelo, aqueça a região. Um banho quente para relaxar os músculos não fazem mal a ninguém e essa atitude pode agir como uma hidroterapia para a região. Aqui também, caso seja necessário, procure um fisioterapeuta.
4) Massagem! Ela aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda na remoção das substâncias anti-inflamatórias.
5) Converse com um professor para ver se você não está exigindo demais do seu músculo durante os treinos.
Agora que você já manja sobre o assunto, conta para nós nos comentários: o que VOCÊ faz para evitar as dores pós-treino?