L.E.R. (lesão por esforço repetitivo) X musculação: o que você precisa saber!

13 de abril de 2015
/
Tags: , ,
smart fit blog lesão esforço repetitivo

Você já deve ter escutado por aí o termo “lesão por esforço repetitivo”, não? Esse é o tema de hoje aqui no #BlogSmart: o famoso L.E.R.

O L.E.R. são lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas integralmente por tarefas repetitivas, esforços além da conta ou até mesmo posições desagradáveis por longos períodos de tempo.

É por esses e outros motivos que a doença é muito ligada ao trabalho e ao esporte, onde você realiza – por diversas vezes – um mesmo movimento. Por exemplo, pessoas que trabalham com computadores, que teclam o dia inteiro, ou um jogador de tênis, que executa o mesmo movimento ao bater na “bolinha”.

Boa postura e ergonomia podem ajudá-los a prevenir a doença no ambiente de trabalho, assim como o fortalecimento muscular e alongamentos que reduzem a pressão sob os músculos e é aqui que a Smart pode te ajudar!

smart fit blog alongamento ler

Uma das causas do L.E.R. é a sobrecarga muscular e pode ser evitado com o fortalecimento muscular já citado acima. Isso fará com que o músculo ganhe força e resistência, diminuindo os sintomas. Já o alongamento pode te auxiliar a corrigir problemas posturais que te colocam em posições desfavoráveis para executar movimentos como na hora de digitar ou mexer no mouse, por exemplo.

Porém, é muito importante o conselho a seguir: faça um acompanhamento médico com um ortopedista ou um fisioterapeuta, pois dependendo do caso, esses trabalhos de fortalecimento pode piorar o quadro.

Abaixo temos um vídeo da #SmartTV que pode te auxiliar, por exemplo, com lesões de esforço repetitivos nos braços. A resposta é simples: basta treinar o antebraço! Confira: