Você já deve ter escutado por aí o termo “ginástica laboral” ou “exercícios laborais”, certo? Esquecendo um pouco os termos técnicos, este tipo de ginástica consiste em uma série de exercícios com o objetivo de quebrar a rotina de trabalho, que tem muitos movimentos repetitivos, e auxiliar na prevenção de futuras lesões!
Ou seja: nada mais é que você parar 5 minutinhos da sua rotina diária de trabalho, para realizar alguns alongamento e exercícios, que vão melhorar a sua condição física e psicológica.
Já falamos dos “laborais” por aqui no post sobre L.E.R., lesão por esforço repetitivo, que você pode <- ler aqui ->. Esse tipo de lesão, só para você ter uma noção, pode causar: tendinite, bursite, tenossinovite, entre outras “ites” por aí!
Os exercícios aplicados dependem do tipo de esforço que o funcionário exerce. Como assim? Assim: se você trabalha carregando muito peso, como em uma indústria, o risco de ter uma distensão muscular é grande! Por isso, os exercícios laborais para você precisam ser dinâmicos, para aquecer os músculos e articulações.
Já as pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas, teclando na frente de computadores, devem realizar alongamentos, estimulando mãos, braços, ombros e toda a coluna!