Como o próprio título da publicação já entrega, esse post é feito especialmente para as mulheres. Afinal, escolher o top ideal para a prática de atividades físicas é essencial. É tão importante quanto escolher o tênis adequado.
Mas a pergunta que muitas não sabem responder é: “então qual o melhor top para treinar?”.
E nós te ajudamos com isso! Mas antes de começarmos, você precisa saber porque é tão importante escolher bem o top que vai utilizar. Escolher a opção errada pode acarretar diversas dores e desconfortos pelo corpo, principalmente na região dos seios e das costas, além de compressão excessiva (aquela sensação de aperto horrível!) e ardência e calor devido ao atrito do tecido.
Agora sim! Te convencemos da importância de escolher o top correto? Então vamos às dicas para escolher o modelo ideal:
1 – O primeiro passo é conhecer as dimensões do seu corpo! Tamanho do tórax, busto e a distância entre os ombros e os mamilos são muito importantes.
2 – Atenção à modelagem da peça! O top ideal não aperta os seios, mas sim “encapsula”, dando a sustentação necessária sem pressioná-la. Além disso, o elástico abaixo do busto não pode ser muito justo e a modelagem das costas deve ser larga, porque os músculos dessa região são os principais responsáveis pela sustentação dos seios.
3 – Evite modelos com bojo! Ele cria uma barreira à própria pele, que dificulta a troca de calor com o ambiente. Isso pode dar calor e, até mesmo, “queimar” a pele.
4 – As alças devem ser de médias à grossas. Alças finas demais podem ferir ou marcar a pele. Além do tamanho maior, elas devem ser revestidas por um tecido confortável!
5 – Cuidados com a ventilação da peça são importantíssimos também! A peça precisa apresentar tecido poroso e vazado para não acumular suor.
6 – As costuras devem ser suaves e macias, nada de fios grossos. E mais: o ideal é que elas fiquem no meio do tecido, evitando o contato direto com a pele.
7 – E lógico: o tecido tem de ser agradável à pele! Ele não deve produzir odor e evitar a proliferação de bactérias.
Além dessas sete dicas, quando você for comprar um modelo, TESTE O PRODUTO! Pule, agache e faça movimentos que simule exercícios que você faz no seu treino. Assim você fica mais segura à escolha que está fazendo.
Deixe o visual de lado e pense antes no seu conforto!