Se você já fez promessa, experimentou várias dietas e o efeito sanfona continua, aprenda como não cometer os 7 erros mais comuns que podem estar atrapalhando o seu emagrecimento.
1 – Ter Pressa
Quando você engorda, isso demora alguns meses e para eliminar esse peso extra, levará pelo menos um mês para isso acontecer. A ansiedade para emagrecer do dia para a noite fará com que você opte por dietas bem restritivas, de baixíssimas calorias ou de proteínas.
O processo para começar a emagrecer é rápido, o desafio é aguentar e seguir a dieta por mais de um mês.
Para que você não desanime e abandone a dieta, seja paciente e consulte um nutricionista, veja como está sua saúde e continue com a alimentação equilibrada. Emagrecer é a arte de mudar seus hábitos.
Uma meta possível é eliminar entre 10% e 15% do peso em um ano. É preciso também ficar de olho nos alimentos.
2 – Falta de planejamento
Se você não se organizar, um prato saudável não surgirá na sua mesa. Planeje o seu cardápio semanal, faça as compras e busque receitas criativas para não cair na rotina.
Fazer reeducação alimentar dá trabalho e você vai perder algumas horas para organizar suas marmitas e planejar o que vai comer a semana inteira.
3 – Amigos sabotadores
Não adianta você ter uma meta para emagrecer e continuar com os mesmos amigos que cultivam hábitos de comer e beber à vontade todos os dias, além de não praticar atividade física.
A dica é fugir por um tempo de eventos sociais, descobrir outros hábitos e fazer novos amigos. Quando você reaparecer com 5 quilos a menos, depois de um mês, seus velhos parceiros vão entrar na sua onda.
4 – Hábitos ruins
Contar calorias ou comprar tratamentos estéticos com promessas milagrosas não resolve o problema de você ter tido hábitos ruins a maior parte da sua vida, para isso é preciso mudar o dia-a-dia na nutrição. Comparar as calorias de um brigadeiro com as de uma maçã não funciona. Os valores são semelhantes, mas essas coisas possuem nutrientes diferentes.
O jeito é ter um plano alimentar equilibrado. Tenha em mente também que a principal refeição do dia é o café da manhã, depois vem o almoço e a janta. É importante fazer um lanche entre as refeições.
5 – Cobrança
Você prometeu que vai mudar de vida sozinha esse ano, é um erro achar besteira em pedir ajuda a alguém, confiando apenas em sua determinação e foco.
A consciência e a força de vontade são fundamentais, mas é importante que alguém supervisione seu comprometimento e puxe você na hora em que estiver pensando em desistir.
A dica é procurar ajuda de quem entende do assunto. Marcar uma consulta com um nutricionista e/ou personal trainer pode ajudar muito nessa caminhada. Outra motivação é concluir uma prova e receber a medalha são coisas que empolgam.
6 – Exagerar no exercício físico
Pegue leve quando você começar a treinar. Escolha uma atividade que esteja de acordo com seu ritmo e tenha metas que sejam possíveis, como exercitar-se três vezes por semana. O excesso de exercício físico pode causar overtraining, portanto, cuide-se!
7 – Buscar ter um corpo incompatível
Suas fotos antigas em que você estava arrasando no verão podem ser ótimos estímulos. O problema é você se projetar para ter o corpo de outra pessoa e imaginar que seu corpo ficará igual ao dela.
Se a comparação criar uma falsa expectativa, você terá problemas e a decepção pode te ajudar a voltar a engordar.
A solução para esse problema é encontrar sua autoestima e entender que sair da calça 48 para 44 é uma grande vitória. A sua saúde não pode ser comprada, precisa ser conquistada!
Você já começou a fazer sua reeducação alimentar? Quantos quilos já eliminou? Conta pra gente nos comentários.