Os rodízios de comida japonesa tornaram-se muito populares no Brasil e quase ninguém resiste. Um temaki caprichado, uma porção de sushis, aqueles hot rolls bem crocantes e claro, os sashimis bem fresquinhos! Hummm… deu até fome, né?
Mas calma, será que comida japonesa engorda? :O
A gastronomia japonesa deve ser consumida moderadamente por aqueles que seguem uma dieta com baixo teor calórico. Mas, de pedacinho em pedacinho, você acaba ingerindo muitas calorias.
O maior vilão desse tipo de comida é o molho shoyu. Fuja dele! O molho, que parece inofensivo, contém alta concentração de sódio que pode causar retenção de líquidos, hipertensão e insuficiência cardíaca. Fique de olho também na quantidade de cream cheese, na maionese e corra das frituras! Sabemos que são uma delícia, mas um pouquinho de cream cheese aqui, uma friturinha ali…quando você percebe, já exagerou.
Mas também, não podemos deixar de lado seus benefícios. O salmão é uma das referências quando falamos em ômega 3, o shimeji e o shitake são ricos em proteínas, fibras e minerais. As algas também são nutritivas e auxiliam reduzir a gordura dos alimentos.
Ou seja, comida japonesa engorda? Se consumida com exagero, carregada no shoyu e com muitas frituras, pode atrapalhar sua dieta sim. Mas se consumida moderadamente e fugindo dos vilões, ela faz muito bem! Ah, e lembre-se de praticar exercícios físicos!
Aprecie com moderação!