A hipertensão pode afetar o corpo sem sintomas significativos, pois apresenta características ligadas a outras complicações, como dor de cabeça, falta de ar, enjoo, tonturas e costuma gerar uma dor/tensão na nuca. Portanto, fique ligado nesses sinais, você pode estar com a pressão arterial desregulada!
Pois bem, já sabemos que praticar atividades físicas traz muitos benefícios para a saúde, mas para quem tem pressão alta, o treino é um grande aliado no controle da doença e pode até suspender o tratamento com remédios.
Mas, antes de começar qualquer atividade física, consulte seu médico para saber se você está apto a praticar atividades físicas.
Os exercícios mais indicados para a hipertensão são: musculação, caminhada, corrida, exercícios aeróbios, alongamento e bike ergométrica.
A combinação de aeróbio e musculação, além de ajudar no emagrecimento, fortalece os músculos, diminui o percentual de gordura no corpo e a frequência cardíaca, além de relaxar os vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial sanguínea.
Durante o treino, é importante ingerir bastante líquido, pois os exercícios geram suor excessivo e podem causar desidratação e mal-estar.
E lembre-se: sempre acompanhe a sua pressão arterial, ainda mais se há casos da doença em sua família. Prevenir é melhor do que remediar.