O treinamento funcional é uma modalidade mais dinâmica do que os treinos convencionais pois sua principal característica é misturar diferentes exercícios físicos que não focam em apenas um grupo muscular, mas o corpo todo.
No treinamento funcional são usados acessórios e também o peso do próprio corpo, por isso os exercícios são um pouco mais complexos, mas
não há riscos de lesões porque desenvolve a resistência dos ligamentos e tendões. Em todo caso, é sempre indicado praticá-lo com a supervisão do seu professor.
Os principais acessórios do treinamento funcional são a bola suíça, a medicine ball, TRX, Plyo Box, bosu, elásticos, pesos, corda e kettlebell.
Além de ser eficaz, o treino trabalha a força muscular, flexibilidade, equilíbrio e até o sistema cardiorrespiratório, concentração, condicionamento físico e, claro, traz mais motivação e autoestima. Os movimentos conseguem definir a musculatura sem desgastar as
articulações.
Para quem tem dificuldades de realizar movimentos cotidianos, o treinamento funcional ajuda a dar força na estabilização da região do core.
O agachamento, por exemplo, pode ser considerado um exercício funcional, pois ele simula o ato de pegar algum objeto do chão.
Estes exercícios não trabalham com foco em repetições, mas por tempo e intensidade dos movimentos. Pessoas iniciantes podem começar com uma série de dois exercícios com pouco tempo de duração (de 10 a 15 segundos) e os mais avançados podem aumentar o número de séries e o tempo que permanecem em cada posição. O segredo é progredir aos poucos.
Além do tempo de duração de cada exercício, preste bastante atenção na posição correta do corpo. Não descuide da postura!
Consulte seu médico antes de praticar qualquer atividade física!