Sabe aquela ficha que você pega todos os dias ao chegar na sua Smart Fit? Nela é feita sua divisão de treino por dias da semana e é elaborada de acordo com sua rotina e objetivos.
Uma das funções da divisão dos seus treinos é evitar que você trabalhe todos os músculos no mesmo dia. Se as suas séries são divididas em três partes, o sistema é ABC, o mais comum nas academias.
Como são feitas as divisões de treino:
AB: É feito para quem começa a praticar atividades físicas. Este treino pode ser usado em dois dias na semana. É ideal para quem tem pouco tempo na agenda ou para pessoas que apresentam dificuldade de recuperação.
Ele é dividido em membros superiores em um dia e membros inferiores em outro. Mesmo que você se exercite com menos frequência, como é o caso deste sistema, é sempre bom dar um descanso aos músculos.
ABC: Aqui o treino é dividido em três dias para quem está com condicionamento físico em dia (e descanso de quatro dias) . Para os iniciantes, a frequência semanal aumenta para cinco ou seis dias da semana, ou seja, pode ser feito na segunda, terça e quarta e a mesma sequência é repetida na quinta, sexta e sábado.
ABCD: Este sistema de treino deve ser feito quatro vezes na semana e três dias devem ser descanso . Você pode começar a se exercitar na segunda, terça, quinta e sexta e deixar quarta, sábado e domingo para repousar. Neste caso, a quarta pode ser usada para fazer exercícios aeróbios.
Existem outros tipos de divisão de treino e metodologias, mas tudo depende dos objetivos específicos de cada um. O professor saberá montar o treino ideal para você e também tirar suas dúvidas.
Bom treino!