Treino de resistência muscular para começar o ano

2 de janeiro de 2017
/
Tags: , , , , ,
treino resistência muscular começar ano smart fit

Ano novo, vida nova! E junto com todos os desejos de mudanças, não podemos esquecer de mudar também os treinos. Além de trocar a ficha na academia para trabalhar os músculos de forma mais intensa e ficar em forma para o verão, que tal fazer um treino de RML?

Mas, primeiro vamos entender o que é o RML! O treino de resistência muscular localizada faz com que o corpo esteja preparado para treinos mais intensos, tanto nos exercícios de cardio, quanto com pesos.

Pois bem, quando estamos nos exercitando, passamos por muitos aparelhos com funções diferentes para cada parte do corpo, que você pode considerar um processo repetitivo, mas que são muito importantes para chegar a tão sonhada definição dos músculos. O treino de RML é o responsável por causar um stress metabólico no músculo, assim como o HIIT, e faz com que o corpo aumente o número de mitocôndrias (células que produzem energia) durante os exercícios e haja uma grande queima de gordura.

treino resistência muscular começar ano smart fit

E como funcionam as séries de exercícios em um treino de resistência localizada? É simples! Basta fazer de uma a duas séries com 20 a 30 repetições de cada exercício. Esse trabalho atua nos grandes e pequenos grupos musculares. O treino de RML é bem parecido com um circuito, mas é importante adequar a carga certa para que os músculos não sofram com a sobrecarga.

O RML pode ser feito por qualquer pessoa que esteja apta à prática de exercícios físicos, isto é, tanto para iniciantes, como para pessoas que já treinam com certa frequência. Além disso, ele pode ajudar na reabilitação de idosos com dificuldades para se movimentar, na prevenção de lesões nos ligamentos e tendões, na perda de peso e definição muscular.

Alguns exemplos de movimentos do RML são movimentos que usam o peso do próprio corpo, como flexão de braço e agachamento. Mas atenção para a carga nos exercícios de musculação: ela deve chegar a, no máximo, 50% a 70% da força do corpo e o tempo de intervalo entre as séries deve variar entre 30 segundos até 2 minutos.

treino resistência muscular começar ano smart fit

Então agora é só dar um up nos treinos para este ano e partir para o treino de resistência! Mas, antes de começar, procure seu professor para tirar as dúvidas e montar sua nova ficha. ;)

E não esqueça que, para ter resultados, existe um conjunto de fatores, a alimentação, a qualidade do sono, dedicação e disciplina.