Economia colaborativa – Descubra como funciona

3 de março de 2017
/
Tags: , , ,
economia colaborativa funciona smart fit

Você já pensou no volume enorme de roupas e sapatos que não usa e que ficam parados sem utilidade? E aquela sobra de comida que vai direto para o lixo ou estraga na geladeira? Ou mesmo a prateleira lotada de livros e CDs sem a mínima organização?

Não é só você que está perdido no meio do acúmulo de objetos, existem muitas pessoas que realmente não sabem o que fazer com tanta coisa dentro de casa. E se você descobrisse que existe um movimento que vem crescendo no Brasil, chamado economia colaborativa? Pois é… Isso pode te ajudar muito e, o melhor, ajudar outras pessoas!

O conceito de economia compartilhada tem o intuito de, além de promover a sustentabilidade, incentivar o contato entre as pessoas, a conversa mais próxima e pessoal, a negociação e, principalmente, acreditar na bondade alheia.

Neste tipo de economia, você pode, desde pegar uma bicicleta emprestada com um amigo ou pedir seu carro para uma viagem curta, trocar alimentos com seus vizinhos ou até mesmo deixar que alguém cuide do seu bichinho enquanto você está fora. E que tal reservar um quarto vago para quem vem visitar a sua cidade? Assim, você conhece alguém que tem histórias e culturas diferentes.

Nas comunidades mais pobres do Brasil, a economia colaborativa é algo que já acontece naturalmente, ou seja, sempre existe alguém disponível se o vizinho precisa ir ao supermercado, hospital, ou mesmo mulheres que cuidam de outras crianças enquanto as mães estão no trabalho.

economia colaborativa funciona smart fit

Mostramos alguns exemplos, mas existem inúmeras possibilidades de aderir ao movimento. E fica ainda mais fácil com alguns aplicativos e sites feitos para isso:

- CouchSurfing: para alugar seu sofá por alguns dias a visitantes;
- Airbnb: oferece hospedagens em casas ou apartamentos;
- Bla Bla Car: plataforma de caronas que oferece lugares vagos a passageiros que vão para o mesmo lugar;
- Tem Açúcar: aplicativo para encontrar itens que você precisa e pedir emprestado;
- House of Bubbles: aqui você paga uma parcela mensal para pegar até seis peças de roupa emprestadas e depois devolvê-las;
- DogHero: pessoas que cuidam de bichinhos de estimação;
- Workaway: voluntariado de trabalho no exterior em troca de trabalho.

A #GeraçãoSmart é feita por quem gosta de ajudar o outro, alguém que quer ser mais do que ter, que está disposto a fazer novas amizades e pratica o desapego!

Já desapegou de algo ou fez troca de objetos entre amigos? Conta pra gente! ;)