Vai dizer que depois do seu primeiro treino não apareceu aquela dorzinha incômoda em partes do corpo que você nem sabia que existia. As famosas dores pós-treino são um assunto constante entre a galera que está começando a frequentar a academia.
Quando treinamos com peso, o corpo cria microfissuras que geram inflamação local. Estas ‘dores’ fazem parte de um processo natural para a hipertrofia muscular, isto é, sem elas não há resultados.
Existem mitos em torno disso e estamos aqui para esclarecê-los! Confira algumas respostas que podem esclarecer suas dúvidas. Vamos lá:
- Dor muscular após o treino é algo ruim?
Existe uma diferença entre dor muscular e lesão. A dor é considerada comum quando você sente apenas um incômodo leve em determinada parte do corpo. Agora, se você sentir dores muito fortes, são lesões que devem ser tratadas e recomenda-se suspender o treino até a recuperação do músculo.
- Sentir dor pós-treino pode ser sintoma de outro problema?
Isso realmente pode acontecer quando você exagera na intensidade dos exercícios ou na carga dos aparelhos, por isso, é muito importante seguir as orientações do seu professor. Se você fizer o treino por si mesmo, podem ocorrer luxações, tendinite, distensão de algum músculo e fraturas mais graves. Fique atento a qualquer dor que sentir no pós-treino.
- Posso tomar remédios para amenizar a dor?
Não é indicado tomar medicamentos após sentir dores, porque alguns remédios possuem substâncias que, em vez de amenizarem as dores, podem interferir na recuperação. O indicado é que o processo de recuperação da dor pós-treino aconteça de forma natural.
- Posso exercitar o músculo que está dolorido do treino anterior?
Isso depende do grau da sua dor. Se, ao treinar o músculo, você sentir apenas uma dor leve, pode treinar sem problemas. Mas se a dor chegar ao ponto de dificultar os movimentos, o indicado é descansar por alguns dias e, assim que a dor cessar, você pode voltar ao treino.
Para o sucesso do seu treino, é importante lembrar que fazer os exercícios mais rápido não vai causar maior efeito. E, claro, sempre consulte seu professor para saber a carga certa de cada aparelho.
A #GeraçãoSmart acredita que todos os dias você pode conquistar algo novo e que, para isso, não é preciso ter pressa! Desacelera que os resultados vêm!