Você sabe o que é depressão e quais são os sintomas? A depressão é uma síndrome que transmite alterações químicas ao cérebro, principalmente nos neurotransmissores: a serotonina, noradrenalina e dopamina, substâncias que transmitem impulsos nervosos para as células. Essas alterações no cérebro podem causar mau humor, irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo e outros sintomas.
Muitas pessoas que estão acima do peso desenvolvem depressão, geralmente por se sentirem desconfortáveis com a aparência. Mas, vamos ver, que algumas delas conseguiram se curar ao começarem a praticar exercícios físicos e adotarem uma alimentação balanceada. E, se hoje, você enfrenta a doença, saiba que estes depoimentos podem servir de inspiração!
Etiene Simas, de 37 anos, que treina na Smart Fit Rua Sete de Setembro, passou por tudo isso que descrevemos no texto. Insatisfeita com o corpo, após engordar 16kg na gravidez, queria desistir sem tentar: “Pensava que meu destino era ser gordinha, por isso trocava os biquínis por maiôs e só vivia em função do meu filho. Mas percebi que existem mães lindas e saudáveis que conseguem perder peso. Um belo dia resolvi que não aguentava mais me ver no espelho daquele jeito e resolvi voltar para a academia”. Foi então que Etiene procurou ajuda médica e um nutricionista.
A analista de sistemas, que antes pesava 91kg e hoje mantém os 75kg, conta que assumir que você tem um problema e procurar ajuda é um grande passo: “Eu descontava minha ansiedade na comida, o que resultou em uma compulsão alimentar, mas a prática de exercícios físicos ajudou muito na recuperação da auto-estima. Ver o peso da balança descer foi demais!”.
O conselho de Etiene é: “Comece hoje, comece devagar como puder, não tenha vergonha de procurar ajuda de médicos, nutricionistas, educadores físicos. Insista no que faz bem. Logo vira um hábito e a gente aprende a gostar. Hoje, a hora do treino é sempre a mais esperada! A sensação de bem-estar e dever cumprido do pós-treino só me faz bem. É viciante”.
Carlos Fragetti Júnior, de 55 anos, conta que tomava insulina por conta do diabetes e também sofria de hérnia de disco. Tudo isso o fez ter mais vontade de começar a praticar atividade física! “Eu ficava deprimido e me sentia mal por não acompanhar meus amigos nos treinos. Hoje não uso mais insulina e vou correr em uma maratona de 24km. Nunca mais tive nem dores de cabeça e meu humor mudou para muitooooo melhor”, comemora.
O técnico de laboratório, que treina da Smart Fit Pinheiros, pesava 113kg e hoje está com 95kg. Para que ele se curasse da depressão, contou com a ajuda da família e amigos e, neste processo de mudança, descobriu que tudo poderia ser diferente: “Basta ter vontade e acreditar! Dê uma chance para quem quer te apoiar, levante de onde estiver e dê o primeiro passo. A vida vai mostrar que temos condições de mudar, de ser feliz”.
Conte pra gente sua história de superação! A #GeraçãoSmart se preocupa com o bem-estar e quer estar perto de quem precisa!