Você sabia que a modalidade HIIT também é um treino funcional? Além de ajudar no processo de perda de peso e queima de gordura, as aulas do treinamento aeróbio intervalado de alta intensidade consistem em exercícios que você faz com o peso do próprio corpo.
O treino, que tem duração máxima de 20 minutos, aumenta a resistência da massa muscular, a flexibilidade, a agilidade, o equilíbrio, a força e melhora a frequência cardiorrespiratória.
Mas como é uma aula de HIIT?
O treino combina atividades cardiovasculares e neuromusculares e faz você perder peso de forma segura e eficiente. Uma das vantagens é que o corpo continua queimando calorias no pós-treino, em média, 24 horas. A atividade tem foco em sessões curtas e, por ser muito intenso, deve ser feito de 2 a 4 vezes por semana.
O HIIT é feito com exercícios anaeróbicos, aqueles com alta intensidade e curta duração onde se intercala alta intensidade de 30 segundos (com seu esforço máximo), depois descansa com baixa intensidade por uns 10 segundos. Quando você acaba a primeira série com 3 exercícios, descansa por 30 segundos e repete fazendo mais duas séries.
E como funciona a calistenia no treino?
Alguns dos exercícios feitos nos treinos de HIIT são polichinelo, flexão de braços e de tríceps, prancha, burpee, agachamento sumô e pliométrico e no bosu, skipping, abdominal infra e escalada. Para executar todos eles só é preciso usar o próprio peso corporal.
O treino de calistenia no HIIT, assim como as aulas de Smart Box (funcional), ajuda a fortalecer os músculos inferiores e superiores, deixa as pernas e glúteos torneados e também define o abdômen, além de desenvolver a coordenação motora.
Caso você não esteja acostumado com atividades físicas de alta intensidade, comece para que o corpo possa evoluir aos poucos. E o melhor de tudo é que desestressa!
Procure a unidade mais próxima de você e vem. =)