Treine, seu corpo agradece

27 de agosto de 2018
/
Tags: , , , ,
blog-590x245-segunda_(6)

Sempre dizemos aqui no blog o quanto as atividades físicas fazem bem para a saúde, certo? Precisamos incluir exercícios no dia a dia para colher os benefícios durante e depois. Mexer o corpo não é só uma questão de estética, é necessidade! Hoje vamos contar uma história que comprova tudo isso.

 
Adriana Carla Pereira Lopes, de 46 anos, sempre amou esportes desde a infância: “Com 14 anos comecei a fazer musculação e nunca mais parei, me apaixonei pela ginástica. Decidi fazer faculdade de Educação Física e, desde então, me tornei professora”.
Em dezembro do ano passado, a professora de Educação Física foi diagnosticada com um tumor maligno na traquéia. Depois da triste notícia, ela começou a fazer uma maratona de tratamentos na luta contra o câncer e, em fevereiro, fez uma cirurgia de 7h30 para retirar parte da traquéia e reconstruir a parte respiratória.

 
Após o diagnóstico, era natural de Adriana sentisse muito medo. Suas esperanças eram mínimas, pois ouviu dos médicos que, por ser um tumor raro, poderia não responder a quimioterapia ou radioterapia, e que ela teria 65% de chance de óbito na cirurgia: “Tive muito medo de não poder ver minha filha se formar, mas em nenhum momento perdi a fé e o pensamento positivo de que eu ia vencer a doença”.
“Os médicos acreditavam que eu ficaria cinco a sete dias na UTI e de 15 a 20 dias no hospital. Eu fiquei dois dias na UTI e cinco dias no hospital. Hoje já estou com 80% da minha capacidade respiratória restaurada. Tudo isso porque nunca fumei e sempre pratiquei exercícios. A atividade física foi fundamental para minha recuperação”, conta.

 
Nesse processo de recuperação, a atividade física a ajudou muito nos exercícios pós-operatórios. “Os movimentos faziam com que meus pulmões voltassem a funcionar normalmente e os médicos disseram que, se eu não tivesse me cuidado a vida toda, teria muitas complicações como trombose e dificuldade para voltar a respirar sem aparelhos”.

 
O hábito de se exercitar fez as chances de Adriana aumentarem, pois sua saúde hoje está ótima! “Meu condicionamento físico me permitiu viver com apenas 20% da minha capacidade respiratória. Tive uma recuperação muito acima das expectativas”, comemora.
Quer um conselho da Adriana? Lá vai: “Tudo isso que passei fortaleceu muito minha fé, fortaleceu ainda mais meus laços familiares e toda a força que meus amigos me deram o tempo todo foram fundamentais para minha cura. Quando soube que estava com câncer recebi o apoio e o carinho de todos e também algumas pessoas que só conhecia por nome. Foi uma verdadeira corrente do bem da qual sou muito grata”.

 

A professora é um exemplo e serve de inspiração para aqueles que querem começar ou já praticam atividades físicas. Cuidar da saúde é um bem que você faz a si mesmo! Por isso, nunca desanime ou pense em desistir. Bora treinar?blog-590x245-segunda_(6)