Chegou a hora de pendurar as bandeirinhas e desamassar o chapéu de palha do ano passado. Mas também é hora de ficar esperto com a alimentação. As comidas típicas dessa época levam ingredientes muito calóricos e gordurosos, mas que ao mesmo tempo podem ser uma ótima fonte de energia, sem arruinar a sua alimentação balanceada.
Mas não precisa passar vontade! É só seguir as nossas dicas que você vai passar por essa época do ano e continuar cabendo na sua roupa favorita de caipira.
- Canjica e arroz doce
Feita a base de carboidrato (tanto no caso da canjica de milho quanto do arroz), leite e açúcar ou leite condensado, a canjica é um alimento muito nutritivo, que conta com potássio, cálcio, vitaminas A, D, B2, B12 e ácido fólico. O problema é que o leite integral e o leite condensado podem deixar a canjica extremamente calórica e gordurosa. A sugestão é trocar o leite condensado pelo light e colocar canela e cravo, especiarias que aceleram o metabolismo.
- Amendoim
Paçoca e pé de moleque não podem faltar em nenhuma festa junina. O amendoim é um ingrediente muito calórico e que dá muita energia, mas também é bastante gorduroso, então a dica é ir com calma. Por outro lado, ele também tem oxidantes, que rejuvenescem a pele e ajudam a musculatura. Com moderação, pode ser uma excelente fonte de energia.
- Tapioca
Uma das novas modas das academias, a tapioca por si só é um excelente alimento. A massa tem muitas fibras e poucas calorias, e pode ser combinada com outros ingredientes que aumentam o seu valor nutricional. A dica é não exagerar no recheio, evitando ingredientes muito gordurosos como creme de leite, doce de leite ou carne seca.
- Milho
Rico em fibras, em betacaroteno e em flavonóides, o milho é uma ótima fonte de carboidratos em qualquer época do ano. O problema aqui são as combinações. Nos doces, ele pode ser uma combinação bombástica da caloria do açúcar com o carboidrato. Por isso a pedida é trocar o açúcar branco pelo adoçante culinário.
- Quentão e Vinho Quente
O álcool pode ser uma fonte perigosa de calorias e, se a receita levar açúcar, o cuidado deve ser redobrado. Mas as especiarias das duas receitas são ótimos aceleradores de metabolismo e, no caso do quentão, o gengibre faz bem para todo o organismo e tem ação antiinflamatória, que pode ajudar a prevenir as doenças comuns do inverno.
Com essas dicas, a gente aposta que você não vai passar vontade, comer tudo o que quiser e não dançar na academia no dia seguinte da quermesse.