O cigarro é altamente perigoso para o corpo e isso você com certeza já está careca de ouvir, certo? Mas e os efeitos que ele tem sobre o seu treino? Saiba você que dentre as drogas lícitas e ilícitas usadas, ele é de longe uma das substâncias mais nocivas para quem procura o crescimento muscular e a construção de um corpo saudável e, infelizmente, um dos mais utilizados.
Veja abaixo uma série de problemas que o cigarro pode trazer e matar o seu treino:
- Fumar diminui a capacidade aeróbia
Isto significa que uma pessoa que fuma não vai realizar o treino ou uma atividade aeróbia com a mesma intensidade que uma pessoa que não fuma.
Isso porque o tabagismo tem um efeito imediato na respiração, aumentando a resistência da passagem do ar e reduzindo a quantidade e oxigênio absorvido pelo sangue. Sabe aquela última corrida antes de terminar o treino? Ela vai ficar extremamente difícil se você fumar!
- Aumenta o batimento cardíaco
E com o aumento, o corpo gasta muito mais energia. Isso acontece devido aos efeitos da nicotina e o resultado disso é aumento da pressão sanguínea, que diminui a corrente sanguínea nos vasos, e o desempenho do seu treino vai lá para baixo.
- Mais cigarro, menos oxigênio
O cigarro conta com o monóxido de carbono, que é mais “amigo” das hemoglobinas (quem leva oxigênio às células do corpo), ou seja, fumando você abastece mais o seu corpo com monóxido do que oxigênio. E isso reflete numa queda de força e desempenho!
Além disso, os fumantes começam a produzir um hormônio chamado “miostatina”, que inibe o crescimento muscular, dificultando o desenvolvimento da pessoa.
Estes são só alguns efeitos que o cigarro causa no seu treino, fora isso temos: os problemas de cicatrização, impotência, câncer, derrame, entre outros problemas de saúde. Suficiente, não?
Desenvolvimento muscular já é difícil para difícil até mesmo sem fumar, vale a pena colocar mais obstáculo?