O alongamento proporciona mais flexibilidade para o corpo, aquece os músculos e, consequentemente, melhora a performance das articulações durante as atividades físicas.
Além de todos esses benefícios, alongar previne lesões no treino. Você pode se alongar tanto antes quanto depois dos exercícios, mas estes movimentos não devem ser feitos com intensidade, pois o principal efeito é relaxar o corpo.
No começo, você pode sentir dificuldades para repetir os movimentos, mas com o tempo, eles se tornam mais fáceis e prazerosos.
Veja exemplos de alongamento para fazer antes ou depois dos treinos:
- Membros inferiores (posterior da coxa): Esta primeira sugestão serve para alongar a parte posterior da coxa e também os membros inferiores. Para começar, abaixe o tronco até os pés. Mantenha os joelhos estendidos, a coluna ereta e o abdômen contraído. Para que o alongamento seja mais intenso e você possa trabalhar adutor e abdutor, afaste as pernas. Lembre-se de respeitar seu limite de flexibilidade. Ao terminar, volte devagar, com o tronco ainda à frente e volte desenrolando a coluna. Por último, você pode levantar a cabeça;
- Membros inferiores (quadríceps/iliopsoas): Este tipo de alongamento também trabalha os membros inferiores, mas agora com a ajuda do espaldar. O movimento imita o exercício afundo, mas de forma estática. Coloque um pé na frente e o outro atrás e os dois devem estar totalmente apoiados no chão. Mantenha a coluna ereta, o abdômen contraído e fique nesta posição de 10 a 15 segundos. Volte devagar e repita o mesmo movimento com a outra perna;
- Membros superiores (alongamento do peitoral): Para finalizar, este movimento trabalha os membros superiores, principalmente o peitoral. Em pé, você deve cruzar os dedos atrás do corpo. Inspire para alongar a caixa toráxica. Estenda bem os cotovelos, mas não esqueça de respeitar seu limite;
- Membros superiores (grande dorsal): Entrelace os dedos na frente do corpo. Mantenha os cotovelos bem estendidos, os joelhos semiflexionados e o quadril encaixado. Os ombros devem estar arqueados para frente.
Depois do treino, é importante se alongar para eliminar as tensões causadas pelo esforço físico. Ah, alongamento também melhora a postura, hein?!