Apostamos que você já teve esse pensamento: “Meu dia deve ter muito menos do que 24 horas, porque não tenho tempo pra nada”. Muita gente se sente como você, mas no meio dessa agitação toda, é preciso arranjar algum espaço livre para cuidar de você, nem que seja só por meia horinha.
E qual é o melhor horário para praticar atividades físicas? A primeira coisa a saber é que você sempre pode se adaptar ao treino em qualquer momento do dia. O importante neste processo é se organizar para não prejudicar a saúde e procurar uma alimentação adequada antes dos treinos.
De manhã:
Se você faz parte do grupo de pessoas que não consegue ficar na cama por muito tempo, saiba que você está em vantagem pois, logo ao despertar, o corpo tem mais disposição para se movimentar e o metabolismo fica mais acelerado.
Procure tomar um café da manhã reforçado (com carboidrato, proteína, fibra e gordura) para evitar tontura e fraqueza durante os exercícios. O indicado é esperar no mínimo uma hora antes de começar a treinar.
À tarde:
Neste período, entre às 14h e 17h, o corpo costuma estar com a temperatura mais alta, pois já se movimentou bastante durante o dia.
O indicado é que você opte por treino de musculação, pois pode não ter tanta disposição para exercícios aeróbios.
Mas lembre-se que a musculação também promove emagrecimento, por conta do aumento da musculatura.
À noite:
Optar por treinar à noite tem um mesmo efeito que pode ser positivo ou negativo. Por exemplo, existem pessoas que se movimentam muito e, em seguida, sentem sono rapidamente. Já outras ficam muito agitadas e demoram a dormir.
Para evitar o segundo efeito, o recomendado é esperar de duas a três horas para que o corpo desacelere e você tenha uma boa noite de sono.
Independente do horário que você escolha para treinar, o mais importante é que você faça porque te dá prazer e satisfação.
Vá em frente e não desista só porque o tempo parece curto demais. Combinado? =)