No inverno sempre bate uma preguiça maior do que nas outras épocas do ano. Dá vontade de dormir até mais tarde, ou de ir do trabalho direto para casa e se enfiar embaixo de um cobertor. Sem falar que, para muita gente, o frio abre o apetite e a vontade de comer doces ou alimentos mais gordurosos.
Por todos esses motivos, tem sempre uma galera que desiste da academia assim que sente o primeiro friozinho bater. Essas pessoas acabam voltando lá por outubro ou novembro, quando começam os preparativos para o verão. Mas isso não é o certo: para ter um corpo saudável e uma vida equilibrada, você precisa praticar exercícios físicos o ano inteiro.
O que você tem que pensar nessas horas é: treinar no inverno tem várias vantagens.
Como a temperatura está mais fresca, o corpo também demora mais para aquecer e, consequentemente, para chegar à exaustão. A temperatura corporal se mantém mais baixa, assim como a frequência cardíaca. Para quem ainda não tem um condicionamento físico 100% isso é uma vantagem, porque a pessoa consegue desenvolver melhor os exercícios. Só não se esqueça de aquecer e alongar bem, porque você vai levar mais tempo para atingir a temperatura ideal. Se os músculos não estiverem bem aquecidos, podem acontecer lesões ou estiramentos.
Outra coisa importante de lembrar é que, no inverno, o corpo consome mais calorias. Se você faz academia para emagrecer, aproveite essa vantagem! Ele vai queimar ainda mais calorias e gorduras do que nos outros meses e te ajudar no processo. Só não exagere na comida com a desculpa de que, se está frio, você pode.
Além disso, praticar exercícios físicos ajuda a aumentar a resistência física e a imunidade do corpo, dois fatores que te protegem de doenças sazonais, como a gripe.
Se você está convencido em continuar treinando, mas sabe que não consegue manter no inverno o mesmo pique do verão, fique com essa dica: treine três vezes por semana, por 30 minutos. No nosso canal do YouTube tem um vídeo com uma sugestão de treino rápido. Você pode aproveitá-lo se quiser fazer esse esquema.