Desde que as academias ficaram mais populares, sempre há relatos de pessoas que passam horas em treinos intermináveis. Provavelmente por conta de alguns destes depoimentos serem de celebridades, que são muitas vezes os modelos de beleza, foi criado o ideal de que quanto mais tempo na academia, melhor.
Mas será que isso é verdade? A ciência vem provando que não é bem assim.
A soma da quantidade de tempo gasto em atividades físicas na semana, no mês e no ano é chamada de volume de treino. Ele está inversamente relacionado com a intensidade, que é mais conhecida pela famosa pergunta: “quão pesado é o seu treino?”. Portanto, treinos mais curtos permitem que você mantenha uma intensidade mais alta.
Como 95% das pessoas querem o aumento de massa magra e o emagrecimento, que é a diminuição do percentual de gordura, esse tipo de treino que prioriza a intensidade é o ideal, porque vai fazer com que a pessoa alcance a meta mais rapidamente. Apesar do treinamento com exercícios para emagrecer ser diferente do que inclui os exercícios para ganhar massa muscular, a maior intensidade é indicada para ambos os objetivos.
Além disso, o volume de treino excessivo tem sido relacionado a consequências ruins como o overreaching/overtraining e as lesões ou fraturas por estresse.
A síndrome do overtraining é um estado permanente de falta de adaptação do organismo às demandas do treinamento. Ela é caracterizada por queda constante e acentuada do sistema imune, perda de rendimento esportivo e abalos emocionais.
As fraturas por estresse são também chamadas de “lesões por over use”, e no meio esportivo são muito comuns em praticantes de corrida. Elas causam dor intensa em uma região óssea específica e fazem com que o atleta pare de fazer as atividades físicas e passe por um processo de recuperação e reabilitação antes de voltar a praticar esportes ou algum outro tipo de exercício.
Ainda é importante ressaltar que, assim como o volume, a intensidade deve ser dosada na medida certa, dentro de parâmetros que devem ser definidos pelo professor, que mudam de acordo com as possibilidades de cada aluno.
Portanto, tratando-se de exercício físico, também vale o slogan: “aprecie com moderação”!
Quem quiser mais dicas e informações sobre exercícios físicos, pode acessar o meu blog pessoal ou me seguir no Twitter. O perfil é @Gregnani85.
Obrigado e até a próxima!