Depois do treino específico para quem pratica esporte, preparamos mais um, pensando em quem aproveita a academia para complementar outra prática esportiva, como as artes marciais.
O líder da unidade Clélia, Diego Trevisan Gil, preparou um treinamento especial, que contempla soco, chute e pegada. Ele tem 25 anos, é professor de educação física e luta judô desde criança.
Segundo Diego, o foco nessa série de exercícios é desenvolver dois fatores: potência e velocidade. Dependendo da modalidade, o trabalho precisa ser específico para uma determinada musculatura, mas independentemente disso, todas precisam trabalhar o abdômen, que é um dos grandes responsáveis pela ação postural. Ele é fundamental para executar os movimentos com rotação do tronco, como os socos, chutes e a maior parte dos golpes do judô.
No vídeo, preparamos movimentos para três artes marciais diferentes. O primeiro mostra os socos, que são mais específicos para o boxe e karate. O segundo demonstra chutes, também usados no karate e no taekwondo. O terceiro ensina a pegada e é específico para alguns golpes de judô e jiu-jistsu. Vejam só:
Vale lembrar uma coisa importante: essas séries precisam fazer parte de um programa de treinamento maior. Os exercícios executados na musculação são muito importantes para um fortalecimento mais global das musculaturas e para manter o equilíbrio de força e volume muscular, principalmente em modalidades onde o lado dominante do corpo é mais utilizado. Ele também ajuda a diminuir a incidência de lesões.
Outro ponto que devemos considerar quando fazemos um treinamento específico de luta ou arte marcial é a adequação dos exercícios dentro das diversas fases. Eles serão utilizados de acordo com o cronograma montado pelo seu professor.
Se você vai tentar esse treino, conte para nós como foi o nosso Facebook ou no Twitter. Esperamos que vocês curtam!