Uma das maiores verdades do universo das atividades físicas é: sua alimentação e o seu treino andam juntos! Você pode treinar horas e horas na Smart, mas se a sua alimentação não for correta fora daqui, esse treino de horas não vai adiantar nada.
Resumindo: para que haja ganho de massa muscular, o estímulo ao músculo e uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes, são fundamentais!
Nós listamos QUATRO dos erros mais comuns da alimentação que podem impactar diretamente no seu treino. Confira!
1 – Não comer antes e depois do treino
Pequenos lanches antes e depois do treino são muito bem-vindos! Eles contribuem para o ganho de massa muscular, além de te dar mais energia para o seu treino.
Sugestão: Antes do treino você pode comer uma fruta com aveia e mel e, depois do treino, um lanche de pão integral com frango desfiado ou atum, tomar uma vitamina de frutas ou comer barrinha de cereais, por exemplo.
2 – Pular refeições
Nunca, jamais faça isso! O organismo de quem pratica atividade física não deve sentir a falta de nutrientes, pois isso pode impedir que o ganho de massa muscular atinja os níveis ideais.
Sugestão: Alimente-se, no mínimo, de 3 em 3 horas.
3 – Eliminar toda a gordura das refeições
Você pode não saber, mas existe gordura boa para o nosso corpo! As gorduras poli e monoinsaturadas, elas saciam o apetite, diminuem os níveis de colesterol ruim e reduz chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Sugestão: Você pode encontrar esse tipo de gordura “boa” nas castanhas, amêndoas, abacate, azeite e peixes oleosos, como: salmão, arenque, atum ou sardinhas.
4 – Contar o carboidrato e apostar somente nas proteínas
Nosso corpo precisa de energia, que é proveniente dos carboidratos. Se a quantidade desse macronutriente não estiver adequada, o nosso organismo irá utilizar a proteína para fazer esse papel, dificultando a perda de gordura e facilitando a perda de massa muscular.
A ausência de carboidratos nos alimentos, podem gerar outros efeitos adversos, como: mau humor, desmaios, tonturas, dificuldade de memorização, esquecimento e dificuldade de concentração, entre outros.
Sugestão: Opções de carboidratos: pães integrais, aveia, massas integrais, mandioca, batata doce, inhame, arroz integral e frutas.
Tome cuidado com esses deslizes, pois eles podem atrapalhar – e muito – o desempenho do seu treino. E, lógico, sempre que precisar de informações sobre o assunto, não hesite e procure um nutricionista.