Você já conhece a modalidade HIT? A sigla vem do termo High Intensity Training, que significa “Treinamento de Alta Intensidade”. Este treino de curta duração trabalha com exercícios cardiovasculares na esteira.
Além de ser um treino seguro e eficiente, o HIT aumenta o metabolismo, elimina gordura mais rápido e ajuda no emagrecimento pois, após os exercícios, o corpo continua a queima calórica por até 24 horas. A modalidade ainda melhora a sua capacidade respiratória preserva a massa muscular.
O HIT é conhecido por ser bem dinâmico e com variações de intensidade, pois trabalha o aumento e diminuição de velocidade sem descanso. O nível de intensidade do treino é montado de acordo com o desempenho e tempo disponível do cliente.
O treino HIT pode ser feito por qualquer pessoa, independente de sua aptidão física, pois a ideia é que seu desempenho melhore gradativamente com o tempo.
Eid Nogueira, professor da Smart Fit, conta que para que seja considerado de alta intensidade o treinamento deve proporcionar um gasto energético acima da capacidade do corpo, isto é, o treino precisa causar um estresse metabólico suficiente para acelerar a queima de gordura do cliente.
“Para adequar o treino HIT à sua rotina, a orientação é que você comece a praticar HIT de 10 até 25 minutos e três vezes por semana, com início no nível 1 e, aos poucos, progredir para níveis maiores. Caso seu desempenho seja positivo e você faça os exercícios com tranquilidade, pode aumentar o nível de intensidade gradativamente”, ressalta Eid.
Associar o HIT ao HIIT (High Intensity Interval Training), embora sejam de curta duração, aumentam o fôlego do cliente nos exercícios aeróbios. Se trabalhados juntos, eles preservam a massa muscular e garantem que a perda de peso venha diretamente da queima de gordura.
Antes de começar a praticar HIT, consulte seu professor. Ele pode tirar suas dúvidas, montar um treino personalizado de acordo com seu tempo disponível e ainda indicar em que intensidade você pode começar.